30/06/19

Em final empolgante, Verstappen supera Leclerc e vence

Depois de uma corrida de recuperação e num final empolgante, Max Verstappen, da Red Bull, ultrapassou Charles Leclerc, a duas voltas do fim e venceu o GP da Áustria de 2019. Foi a 1ª vitória do jovem holandês na atual temporada e a 6ª da carreira, e a também a primeira vitória de um motor Honda, na volta da fábrica japonesa à Fórmula 1.

Verstappen completou as 71 voltas do circuito de Spielberg em 1h22m01s822, depois de três ultrapassagens dramáticas, sobre Vettel e Bottas e, finalmente, na volta 69, sobre o então líder, Charles Leclerc. De asa aberta, Verstappen chegou, emparelhou-se ao monegasco, os dois tocaram rodas e Leclerc teve de sair da pista, dando passagem ao rival. As condições da ultrapassagem provocaram reação da direção da prova, sob a acusação de que o piloto da Red Bull não deixou o espaço de um carro entre eles, como exige o regulamento. Verstappen subiu ao primeiro lugar do pódio, ouviu o hino austríaco, sob a vibração da torcida holandesa que tingiu de rosa o circuito Red Bull Ring, mas três horas depois o resultado ainda estava em discussão. No final, a direção da prova não, tomou nenhuma medida contra Verstappen, considerando o que aconteceu na volta 69, um acidente normal de corrida. E a Ferrari se absteve de recorrer, “pelo bem do esporte”, segundo o chefe de equipe Mattia Binotto,

Lewis Hamilton, o líder do campeonato, que largou da 4ª posição do grid, terminou a prova no 5º lugar. Na frente dele chegaram, além de Verstappen, Leclerc, Bottas e Vettel. A McLaren teve seu melhor resultado da temporada, com Lando Norris no 6º lugar e Carlos Sainz em 9º. Pierre Gasly, da Red Bull, foi 7º, e Kimi Raikkonen fechou a zona de pontuação, com o 10º lugar.
O grid para a corrida foi bastante diferente da classificação na etapa de qualificação, no sábado, devido a 8 punições aplicadas pela direção de prova. Lewis Hamilton foi punido com a perda de 3 lugares, por obstruir a passagem de Kimi Raikkonen, na Q1, mas largou da 4ª posição, beneficiado pela punição de Kevin Magnussen, que foi rebaixado para o 10º lugar, por substituir a caixa de câmbio. Carlos Sainz teve de sair da 19ª posição, por recorrer à 4ª unidade de potência. Nico Hulkenberg perdeu 5 posições e largou da 16ª, por usar o 5º motor; Alexander Albon saiu do 19º lugar por exceder a troca de elementos do motor e George Russell perdeu 3 posições, por prejudicar Daniil Kvyat na Q1, e ainda teve de largar da pit lane, por acesso indevido ao parque fechado. Sebastian Vettel, por não ter participado da Q3, no sábado, por causa de problema no motor, deveria largar da 10º posição, mas beneficiado pela saída de Magnussen, foi o 9º no grid.

A corrida começou com tempo bom, temperatura ambiente de 33 graus e 51 graus na pista. O forte calor, que comprometeu a refrigeração do motor, foi apontado como um dos motivos de a Mercedes ter sido superada, depois de dominar as primeiras 8 corridas da temporada.

Na largada, Leclerc manteve a pole sem dificuldades, mas Verstappen, segundo no grid, não conseguiu tracionar e caiu para o 7º lugar, cedendo a posição a Valtteri Bottas. Hamilton passou a 3º, depois de disputa com Lando Norris; Raikkonen pulou para 4º; Norris passou a 5º e Vettel subiu para 6º.

Na volta 4, Vettel ultrapassou Norris, assumiu o 5º lugar e iniciou disputa do 4º lugar com Kimi Raikkonen, enquanto Verstappen pressionava Norris pelo 6º. Na volta 7, Vettel ultrapassou Kim e Verstappen superou Norris. Na volta 9, Verstappen ultrapassou Kimi e chegou ao 5º lugar.

Na volta 10, os 10 primeiros colocados são Leclerc, Bottas, Hamilton, Vettel, Verstappen, Raikkonen, Norris, Gasly, Giovinazzi e Perez. Na volta 14, depois de forte pressão e asa aberta, Norris passou por Raikkonen e subiu para 6º. A essa altura, Bottas e Hamilton eram mais rápidos do que Leclerc, mas o piloto da Ferrari conseguia manter uma vantagem em torno de 2 segundos.

Na volta 22, Bottas fez a sua parada e colocou pneus duros. Vettel também parou e, por falta de comunicação na equipe da Ferrari, os mecânicos demoram a ir para o pit e se atrapalharam na colocação do pneu traseiro direito, obrigando o piloto a voltar na 8ª colocação.

Leclerc parou na volta 23 e voltou em 3º, atrás de Hamilton e Verstappen, mas reassumiu a liderança quando os dois pararam. Na mesma volta, Vettel ultrapassou Gasly e subiu para 6º. Na volta 30, Hamilton fez a sua única parada. Colocou pneus duros e trocou a asa dianteira, danificada numa passagem pela zebra. Na volta 32, Verstappen fez seu pit stop e voltou em 4º, à frente de Hamilton.

Na volta 36, os primeiros 10 são Leclerc, Bottas, Vettel, Verstappen, Hamilton, Sainz, Ricciardo, Norris, Gasly e Raikkonen. Na 39ª, Norris, de asa aberta, começa a pressionar Ricciardo, mas só três voltas depois conseguiu tomar o 7º lugar do australiano, enquanto Sainz parava e voltava em 14º e Giovinazzi subia para 10º.

Na volta 48, Verstappen, de asa aberta, começou a pressionar Vettel, pelo 3º lugar, o alemão se segurou, mas na 50 foi superado, sob a vibração da torcida holandesa. Na volta 55, o holandês chegou em Bottas e na seguinte, de asa aberta, tomou o segundo lugar do piloto da Mercedes.

A partir daí Verstappen saiu no encalço de Leclerc, porém só na volta 63, depois de fazer, na 58, a volta mais rápida, com 1m07s475, conseguiu reduzir a diferença para menos de um segundo, podendo fazer a abertura da asa.

Finalmente, na volta 69, na saída da curva 3, Verstappen se emparelhou com Leclerc, os dois tocaram rodas e o monegasco foi obrigado a sair da pista, cedendo a liderança e a vitória ao holandês.

A classificação final da prova ficou assim:

Posição Piloto Equipe Tempo Incidente
Max Verstappen Red Bull 1h22m01s822
Charles Leclerc Ferrari a 2s274
Valtteri Bottas Mercedes 18s960
Sebastian Vettel Ferrari 19s610
Lewis Hamilton Mercedes 22s805
Lando Norris McLaren 1 volta
Pierre Gasly Red Bull 1 volta
Carlos Sainz McLaren 1 volta
Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1 volta
10º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1 volta
11º Sergio Perez Racing Point 1 volta
12º Daniel Ricciardo Renault 1 volta
13º Nico Hulkenberg Renault 1 volta
14º Lance Stroll Racing Point 1 volta
15º Alexander Albon Toro Rosso 1 volta
16º Romain Grosjean Haas 1 volta
17º Daniil Kvyat Toro Rosso 1 volta
18º George Russell Williams 2 voltas
19º Kevin Magnussen Haas 2 voltas
20º Robert Kubica Williams 2 voltas