27/03/19

Bem recebidas as propostas de mudanças da F1 para 2021

As propostas de mudanças na Fórmula 1 apresentadas pelo Grupo de Estratégia e pela Comissão da F1 foram “abrangentes e bem recebidas pelos respectivos públicos” e o clima da reunião de ontem em Londres foi considerado positivo, de acordo com o site RaceFans.Net.
O site oficial da F1 descreveu o objetivo da categoria para 2021 como “um novo capítulo em sua ilustre história” e afirmou que “o campeonato deu um passo a mais para fazer isso acontecer a partir de 2021” como resultado da reunião de terça-feira. O site acrescenta que o objetivo é “criar uma grande ação e aproximar os carros, tornar os pilotos os heróis e tornar o negócio mais sustentável”.
A FIA e a FOM fizeram duas apresentações conjuntas em que revelaram seus planos para melhorar a Fórmula 1 em 2021. A primeira foi para os membros do Grupo de Estratégia. Embora este seja composto apenas pelos chefes da Mercedes, Ferrari, Red Bull, McLaren, Williams e Renault, os gerentes do resto das equipes também participaram como ouvintes. A segunda apresentação foi para a Comissão de Fórmula 1, composta por promotores, patrocinadores e parceiros, além de líderes de equipe.
O objetivo das reuniões foi esclarecer as regulamentações esportivas, técnicas e motoras para 2021. Na agenda do dia também estava a revisão do modelo de distribuição de renda e a proposta de controle das despesas e possibilitar a entrada de novos participantes o esporte.
“O encontro foi mais um passo para acertar o regulamento, a direção do esporte, a distribuição de renda e o controle de gastos para o futuro”, transmitiu o site oficial da Fórmula 1 ao final dessas reuniões.
O objetivo do novo regulamento é tornar a F1 mais acessível, tanto para equipes quanto para torcedores, e melhorar o espetáculo, cortando despesas desnecessárias e eliminando aspectos que impedem uma boa competição.
“A Liberty está plenamente consciente de que será impossível todos serem felizes, então a estratégia deles é fazer com que o menor número de pessoas fique insatisfeito. Fazer um pacote que atraia dez equipes com diferentes modelos de negócios torna inevitável que danificar algumas equipes mais do que outras”, descreve o chefe de uma das equipes.
A reunião foi puramente informativa, sem votar sobre os aspectos-chave de 2021, embora tenha havido mudanças para 2020, entre as quais a redução do limite de consumo de petróleo e a simplificação das linhas de freio e das asas da frente. Todas estas propostas não serão oficiais até que sejam aprovadas pelo Conselho Mundial da FIA. A reunião da Liberty Media, da FIA e das equipes foi apenas o começo de uma série de reuniões que serão realizadas daqui até junho para encontrar o pacote definitivo das regras.