29/04/19

Mercedes ameaça Hamilton e Bottas com cartão vermelho

Segundo a versão italiana do portal motosport.com, Lewis Hamilton e Valtteri Bottas foram advertidos pela Mercedes que serão sujeitos a um cartão vermelho se o relacionamento deles azedar.
As cicatrizes da rivalidade de Hamilton com Nico Rosberg ainda assombram Toto Wolff, diretor da equipe da Mercedes, comenta o site.
E o austríaco, embora louvando o respeito que existe entre seus dois pilotos, insiste em que medidas disciplinares serão tomadas se ultrapassarem a marca – um cenário que, nesse estágio, parece muito distante.
“Não permitiríamos que um relacionamento entre nossos pilotos se deteriorasse a ponto de ter um efeito negativo sobre a equipe”, disse Wolff após o recorde de 100 por cento de sua equipe na nova campanha em Baku.
“Se esse for o caso, depois do que aconteceu entre Nico e Lewis, usaríamos cartões amarelos e vermelhos, mas estamos longe disso. Temos sorte que Lewis e Valtteri têm um relacionamento muito bom, e eles se dão bem. Não há muitos jogos no fundo e estou feliz com isso pois já vimos as relações se deteriorarem no passado. Queremos que elas sejam leões no carro, então você não pode esperar o comportamento das ovelhas, mas, da mesma forma, o respeito precisa permanecer””
O site motorspot.com reproduz o seguinte diálogo com Wolff:
Motorsport: Nós vimos você nos estágios finais da corrida, pressionar o botão de rádio. Você falou com os pilotos em uma linha ‘privada’?
Wolff: “Não, o canal de conversa é público, todos podem ouvir. Mas de qualquer forma eu não falei com os pilotos, prometi a mim mesmo não fazer isso por um tempo, porque sou emotivo e depois me arrependo do que digo. A conversa a que você se refere foi com os estrategistas no muro, pedi informações sobre as prioridades, porque no final gostaríamos de preservar o motor um pouco, mas isso significaria permitir que Vettel se aproximasse”.
Motorsport: Na sexta-feira você confirmou, como em outras ocasiões, que a Ferrari é o carro a ser batido, mas no domingo seu carro voou …
Wolff: “Julgo o que vejo e, em várias ocasiões, vimos uma Ferrari muito forte, tanto na sexta quanto no sábado, como aqui em Baku. Ainda estou convencido de que Charles foi o piloto mais rápido na pista hoje, mas como aconteceu no Bahrein, eles não colocaram tudo junto. Eu entendo que alguém pode me pedir para parar de dar certas opiniões, dado que nós ganhamos o quarto duplo consecutivo, mas é o que realmente pensamos. Estamos convencidos de que ainda há várias coisas que precisamos entender e otimizar. Ontem fizemos um bom trabalho para a corrida, sabendo que havia a possibilidade de comprometer um pouco o desempenho na qualificação, e se olharmos para os tempos de volta, vemos que em algumas fases da corrida Gasly e Verstappen foram os mais rápidos na pista, em outros foi Charles.
Motorsport: Se o confronto final entre Lewis e Valtteri tivesse se tornado mais difícil, você teria dito a eles para ficarem na posição?
Wolff: “Deixe-os correr, ambos são muito experientes e sabem que a equipe quer uma conduta de corrida limpa. Vimos a primeira volta, eles se enfrentaram, mas sem assumir riscos malucos, porque acima de tudo sobre este tipo de pista, em um momento você pode se encontrar com dois carros na lista abandonos “.
Motorsport: O confronto Lewis-Valtteri nesta primeira fase da temporada lembra o duelo entre Lewis e Nico?
Wolff: “Um pouco sim, no sentido de se reconhecer ter dois pilotos capazes de vencer o campeonato. Então cabe também a nós, obviamente junto com eles, lembrar que se erros forem cometidos, Vettel ou Leclerc podem voltar imediatamente. São 21 corridas para fazer e não queremos reviver o que tivemos que enfrentar com Nico e Lewis “.
Motorsport: De acordo com Vettel, vocês são os favoritos para vencer o Grande Prêmio da Espanha …
Wolf: “Eles estão nos copiando? Eh eh A resposta é que não podemos saber, vimos como o desempenho pode variar de pista para pista, no Bahrein, a Ferrari teve um passo proibitivo para todos, enquanto Melbourne e China foram favoráveis. Em Baku Ferrari foi novamente muito rápido na qualificação, por isso dizemos que há uma certa alternância de performances, vamos ver ”.