Publicidade

Sunbeam

fabricas_sumbeam_01Fábrica de automóveis inglesa fundada em 1887 por John  Marston na cidade de Wolverhampton, a Sunbeam começou fabricando bicicletas e, a partir de 1901, passou a fabricar também automóveis. O primeiro modelo lançado pela empresa foi o  Sunbeam – Mabley, de 1901. Era um carro original, com rodas dispostas em losango. Mas o primeiro carro realmente comercial só foi lançado pela empresa em 1904. Dois anos depois, a Sunbeam apresenta o 16/20 HP, um 4 cilíndros de 3,4 litros projetado por Angus/ Shaw.

Em 1909 , um novo projetista, Louis Coatalen, passa a desenhar os carros da Sunbeam. O primeiro deles, em 1912, foi o 12/16 HP, de 4 cilíndros que chegou a vender 1 700 unidades até 1913.

Em 1910 a empresa apresenta o modelo esportivo, o Nautilus, durante prova no circuito de Brooklands, na Inglaterra. Em 1912,  um carro mais potente, de 3 litros, com 74 cv  e que atingia uma velocidade de até 145 km por hora conquista os três primeiros postos da Copa do Automóvel do ano. Um ano depois, em 1913, a Sunbeam  prepara seu modelo para GP, com motor de 3 cilíndros e 4,5 litros . Com este carro os pilotos da equipe conquistam o terceiro e o sexto lugares no GP da França.

A partir daí,  a empresa inglesa passa a participar de diversas competições, vencendo o Tourist Trophy de 1914 e obtendo o quinto lugar no GP da Françca desse ano.

Em 1915, a equipe passa a participar de competições nos Estados Unidos. Com um 6 cilíndros,  o piloto Jean Christiaens consegue um quarto lugar em Indianápolis, em 1916. Depois da I Guerra Mundial, a Sunbeam passou a produzir o antigo 4 cilíndros rebatizado de 16 HP e uma versão menor do 6 cilíndros.

A partir de1920, quando se formou o consórcio anglo-francês STD Motors Ltd, do qual faziam parte a Clément-Talbot, de Londres, a Darracq, de Suresnes e a própria Sunbeam, as dificuldades financeiras começaram a crescer, provocadas pela situação do grupo. Apesar disso ainda produziu automóveis de qualidade.

fabricas_sumbeam_03Nessa fase da empresa,  a participação da Sunbeam em provas esportivas foi muito irregular. Em 1922 conseguiu uma vitória no Tourist Tróphy e no ano seguinte venceu o GP da França. Em 1924, um Sunbeam,  pilotado por Segrave, ganhou o GP de San Sebastian. Carros da Sunbeam também se destacaram na conquista de recordes. Em 1927 , Segrave chega a atingir 327, 970 km por hora com um Sunbeam bimotor de 1000 cv.

Durante a década de 30 a Sunbeam interrompe sua produção. O grupo STB foi comprado pela Rootes, que suspende  sua fabricação. A linha Sunbeam só reaparece no final dos anos 30 sob a denominação de Sunbeam -Talbot.

Depois da II Guerra Mundial, os carros voltam às pistas conquistando, a partir de 1948, quatro Copas dos Alpes, cinco Copas das Damas, os primeiro lugares no Rally de Monte Carlo, entre 1952 e 1956.

Com a compra da Sunbeam pela Chrysler, em 1967, os modelos  da fábrica inglesa desaparecem. Em 1975, a Chrysler suspende definitivamente a produção do Sunbeam.