Renault

Um pequeno veículo de quatro rodas construído em 1898 por Louis Renault, com ajuda de Richet e de seu irmão Marcel, deu início da uma das mais importantes indústrias automobiísticas da França. O pequeno carro foi patenteado no ano seguinte,  tornando-se logo um sucesso levando Louis Renault a fundar sua fábrica de automóveis.

Junto com seus irmãos Marcel e Fernand, criou , em 1899, a Société Renault Fréres, com sede da cidade francesa de Billancourt.

Os primeiros carros da Renault foram equipados com motor De Dion, de 273 cc e 1,75 cv.  Em 1900, o pequeno Renault sofreu algumas alterações, passando a ter 348 cc e 3,5 cv.  Nesse ano o carro ganhou um assento traseiro passando a ter três lugares e a empresa chegou a produzir 179 veículos.

Em 1899, os irmãos Louis e Marcel tornam-se pilotos e inscrevem seus produtos nas primeiras corridas da época. Ao lado de pilotos como Oury e Szisz participam da prova Paris-Bordeaux , em 1900, conquistando  os 4 primeiros lugares na categoria de carros pequenos. No mesmo ano, os carros da Renault vencem a maratona Paris-t

Tolosa (Espanha), de 1137 km.

O sucesso nestas competições reflete-se nas vendas da Renault  e animam seus proprietários, que continuam participando de várias corridas sempre na categoria de carros pequenos. Em 1901, Louis Reanult vence a Paris-Berlim  e Marcel Renault vence a Paris-Viena em sua categoria. Para esta última prova a Renault criou seu próprio motor, deixando de lado o De Dion. O motor Renault  para a Paris-Viena era um 4 cilindros de 3. 800 cc,  que pela primeira vez usou o capô de motor em forma de focinho de crocodilo que iria ser uma marca da fábrica francesa por muito tempo.

Um trágico acidente tira a Renault das pistas de corrida a partir de 1903. Durante a realização da Paris- Madrid, Marcel Renault morre num acidente perto da cidade de Couhé-Vérac.

Por causa da morte do irmão, Louis decide abandonar as corridas e parte para o desenvolvimento de projetos para sua empresa. Em 1905 várias inovações técnicas como velas decomponíveis e amortecedores hidráulicos são introduzidas nos carros da Renault.