Publicidade

Napier

fabricas_napier_01A Napier foi a primeira fábrica de automóveis de marca inglesa que conseguiu conquistar  o mercado internacional, principalmente no campo esportivo. Fundada em 1808,  a Napier construiu carros entre 1900 e 1924 graças ao interesse de Montague Stanley Napier, neto do fundador.

O primeiro Napier foi lançado em 1900. Era um carro tradicional de 8 cv, com um motor vertical bicilíndrico, com vávulas de admissão automáticas. O chassi era de madeira reforçada, câmbio de quatro velocidades para frente e quatro para trás, ignição de bobina e magneto BT, fricção de cone e suspensão traseira de feixes semi-eliptícos. Este carro participou de duas provas importantes no início do século: a Paris-Toulouse e a Copa Gordon Bennett.

Em 1902, a fábrica inglesa resolveu lançar um outro modelo: um carro de corrida de quatro cilíndros, 6.600 cc e 44,5 cv com transmissão de par cônico. Foi com esse carrinho que Selwyn Francis Edge, piloto e grande incentivador da Napier, venceu a Copa Gordon Bennett daquelo ano.  Por causa dessa vitória, a Napier aumento sua produção de 100 para 250 unidades por ano. O aumento da demanda acabou levando a uma mudança da fábrica de Lambeth, perto de Londres para um local maior em Acton, oeste de Londres.

A linha de produção comercial já contava com cinco modelos dois anos depois. Em 1905,  a fábrica lança seu primeiro carro de corridas de 6 cilindros, o L 48, de 15 100cc. Este carro  não conseguiu vencer a Gordon Bennett do ano mas quebrou dois recordes de velocidade: o nacional inglês, com 156,51 km por hora e o mundial, com 168,48 km por hora.

fabricas_napier_02Entre 1908 e 1909, a Napier aperfeiçoou seus modelos aumentando a cilindrada e recebendo ignição de magneto AT, válvulas de admissão situadas sobre as de descarga e transmissão de eixo cardã. A linha era formada por quatro modelos de seis cilíndros e um carro econômico. Em 1910, a empresa produz um potente carros de 16/22 HP, equipado com câmbio de quatro velocidades.

Mas um desentendimento entre Napier e seu principal piloto, S.F.Edge, em 1912, marca o declínio da empresa no setor automobilístico. Durante a I Guerra Mundial , a Napier passa a construir motores aeronáuticos e depois da guerra lança um carro de 2,6 litros , o T 75. Apesar de tecnicamente muito avançado, sua produção foi suspensa em 1924.