Publicidade

Alfa Romeo

fabrica_alfa_romeo

Anonima Lombarda Fabbrica Automobili  tornou-se Alfa em 1910, quando a diretoria da Societá Italiana Automobili Darracq, pertencente a um grupo lombardo decidiu produzir o carro Alfa 24 HP.

Em 1912, a empresa atingiu o nível de 200 carros por ano. Até 1919 foram produzidos os carros do tipo 24 HP.  A I Guerra Mundial aumentou a produção da fábrica, mas eram encomendas de veículos militares. Nessa época, os acionistas da ALFA nomearam Nicola Romeo para dirigir a empresa.

Empresário bem sucedido, Romeo contava com 5 fábricas, entre as quais a ALFA.  Em 1918 , Nichola  Romeo une todas as empresas formando a  A.A Italiana Ing. Romeo & C.

O final da primeira guerra e o retorno à produção de carros civis foram difíceis, principalmente por causa dos movimentos sociais e pelo nascimento do fascismo.  Durante alguns anos, poucos automóveis foram vendidos e apenas 6 carros experimentais produzidos. Somente em 1923 a fábrica passa a produzir em série um carro de 6 cilindros, tipo RL .

O RL, que já havia sido testado na prova Targa Florio de 1922,  ganha várias competições no ano seguinte tendo como pilotos Antonio Ascari e Enzo Ferrari, tornando conhecido o nome da ALFA Romeo em várias partes do mundo.

O sucesso do RL leva a fábrica a pensar nas competições. Para isto foi dada a Vittorio Jano a direção do departamento de competições.Foi Jano quem criou o P2, um carro para a fórmula dos 2 litros, com o qual a Alfa Romeo  ganha várias provas em 1924 e também o Campeonato Mundial de 1925.  As conquistas de Vittorio Jano o levam à diretoria de produção . Em 1926 a produção da fábrica já ultrapassava os 1000 exemplares.

A Alfa Romeo passa a apostar num carro mais leve, o 6C tipo NR, com apenas 44 cc e 1500cc. Uma aposta que para muitos não parecia muito sensacional para o ano de 1925, época em que já despontavam carros de alto desempenho e quando o Fiat 501 chegava a atingir os 125 km por hora.

O certo é que o 6C 1500 NR não foi idealizado como carro para corridas e sim um carro veloz para a família. De 1925 a 1928, os projetistas da Alfa Romeo desenvolveram e aperfeiçoaram o 6C. Nessa época os grandes prêmios viviam um período difícil, as exportações diminuiram e uma grave crise econômica despontava. Neste cenário é que aconteceu a primeira Mille Miglia, prova esportiva criada por pilotos italianos e que serviria para divulgar os carros da Alfa Romeo.

Foi só em 1928 que um carro da Alfa viria a conquistar uma prova da Mille Miglia. Para isso foi usado um dos 25 exemplares do carro Super Sport produzido entre 1928 e 1929. Na Mille Miglia,  o Super Sport da Alfa era o único carro equipado com um compressor. Chamava atenção nas competições o sistema de freio usado pela Alfa Romeo, moderno e avançado para a época.

Deixando de lado um pouco os carros de competição, a produção da Alfa Romeo volta-se para o desenvolvimento de carros de turismo, não só para passeios mas também para viagens de trabalho. Alguns anos antes do início da II Guerra Mundial, a Alfa Romeo volta a competir vencendo a Targa Florio e o Grande Prêmio da Europa de 1931 com im modelo 8C (de 8 cilindros). Durante a guerra a fábrica mais uma vez passa a produzir motores aeronáuticos, mas continua desenvolvendo carros leves e motores potentes que chegavam a atingir a velocidade de 150 a 165 km por hora. Foram estes carros que ajudaram a recuperar a produção depois da guerra.

O grande problema é que o carro com o motor 2 500 era muito caro para uma Itália derrotada no pós -guerra.

fabrica_alfa_romeo_01

A Alfa Romeo já nessa época tinha passado o controle para a holding Finmeccanica, foi estatizada e passou a fazer parte do IRI, Istituto per la Ricostruzione Industriale. Para tentar sanear as finanças da empresa, os projetistas passaram a construir carros competitivos no mercado como o conhecido como 1900.

Depois de 1950 a empresa passa a produzir veículos em série para atingir o mercado europeu com modelos tipo Giulia, Giulietta e o Giulia GTA.

O departamento de competições é fechado em 1951 mas carros da Alfa Romeo ainda participam de provas em algumas categorias como a esporte -protótipos.