Rússia 2019

Data –29 setembro de 2019

Circuito – Circuito de Sochi

Pista – 5.853 metros

Voltas – 53 – 310,209 km

Pole – Charles Leclerc – Ferrari – 1m31s628

Vencedor – Lewis Hamilton – Mercedes

Tempo – 1h33m38s992

Volta mais rápida – Lewis Hamilton – Mercedes – 51 – 1m35s761

Líderes – Sebastian Vettel (0-25), Lewis Hamilton (26-53)

Qualificação

Com o tempo de 1m31s628, novo recorde da pista de Sochi, Charles Leclerc conquistou a sua 4ª pole position consecutiva em 2019 e a 6ª da carreira, para o GP da Rússia. O jovem monegasco ficou 0s402 à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari, que largou ao seu lado da segunda fila, com 1m32s030. Sebastian Vettel, que fez 1m32s053 foi o terceiro na qualificação, seguido de Max Verstappen, com 1m32s310, e Valtteri Bottas, com 1m32s632. Carlos Sainz, Nico Hulkenberg, Lando Norris, Romain Grosjean e Daniel Ricciardo, completaram os Top 10. Essa ordem, todavia, foi alterada no grid da corrida, com a perda de 5 posições por Max Verstappen, devido a troca de elementos da unidade de potência. Todos os que se classificaram depois dele, até o 9º lugar ganharam uma posição. Daniil Kvyat, da Toro Rosso, não participou da qualificação, porque seu motor estourou no 3º treino livre e não houve tempo para a troca antes do início da Q1.

O resultado da qualificação confirmou o favoritismo de Leclerc, que dominou o último treino livre, pela manhã, com 3 décimos à frente de Vettel, e 4 décimos de vantagem sobre Hamilton. Os dois pilotos da Ferrari largarão com pneus macios e os da Mercedes com os compostos médios.

A qualificação começou com tempo bom, sol brilhando e temperaturas de 21 graus no ambiente e 31 na pista. Como sempre os dois carros da William foram os primeiros a deixarem a pit lane e Vettel, na primeira tentativa, fez só 1m39s560, depois de erro na curva 13. Em seguida, Leclerc, com pneus médios, como o companheiro, fez 1m33s113, garantindo a liderança da Q1. Depois dele, Raikkonen fez 1m34s840; Sainz, 1m34s474; Giovinazzi, 1m35s297; Norris, 1m34s595; Magnussen, 1m34s285 e Perez, 1m34s689.

Hamilton e Bottas foram para a pista depois de 5 minutos de treino, ambos com pneus macios. O inglês marcou 1m33s230, para assumir a ponta da classificação, enquanto o finlandês, com 1m33s726, foi apenas o quinto, atrás de Leclerc e Verstappen, este com 1m33s268.

A 6m38 do final da etapa, na sua volta rápida, Albon perdeu a traseira do carro, dentro da curva, e foi de encontro à barreira, provocando bandeira vermelha. A suspensão do treino ocorreu justamente quando Vettel se preparava para uma nova volta lançada, para escapar à 19ª posição. À essa altura ele estava ameaçado de degola, juntamente com Russell, Kubica, Albon e Kvyat.

Assim que foi acionada a bandeira verde, o alemão, que já estava na saída da pit lane, saiu para a pista, com pneus macios, e cravou 1m33s032, assumindo a liderança da fase, seguido de Hamilton, Bottas, Verstappen e Leclerc. Os últimos cinco minutos da Q1 foram de intensa disputa por uma vaga na Q2, que começou com a eliminação de Raikkonen pelo companheiro de Alfa Romeo, Antonio Giovinazzi e a escapada de Pierre Gasly no minuto final.

A Q2 começou com temperaturas mais amenas e a Ferrari e Mercedes indicando estratégias diferentes. Hamilton e Bottas saíram com pneus médios e Leclerc e Vettel com os macios. Nas primeiras voltas lançadas, Bottas marcou 1m33a281 e Hamilton, 1m33s134 e logo os dois foram superados por Verstappen, com 1m33s092. Todos foram depois ultrapassados por Vettel, com 1m 33s091, e Leclerc, com um estrondoso tempo de 1m32a434.

No final da primeira bateria de voltas rápidas havia igualdade no pelotão intermediário, com a diferença de apenas um décimo entre os 6º e 11º colocados. Ao faltarem 10 minutos para o final da fase, os candidatos à degola eram Magnussen, Grosjean, Stroll, Ricciardo e Giovinazzi.

Depois de uma parada geral, todos os carros voltaram à pista quando faltavam 4 minutos para o final da Q2. Todos os líderes optaram pelos pneus macios e só Vettel e Verstappen melhoraram os tempos, com 1m32s536 e 1m32s634, respectivamente. Botas e Hamilton abortaram suas voltas, mantendo o resultado anterior e confirmando que largarão com os pneus médios,

A Q2 terminou com Leclerc, Vettel, Verstappen, Hamilton e Bottas nas cinco primeiras colocações e mudanças na zona de rebaixamento. Grosejan e Ricciardo escaparam ao corte, tomando o lugar de Gasly e Perez, eliminados, juntamente com Giovinazzi, Magnussen e Stroll.

Para a Q3, os carros deixaram a pista com compostos macios. Os pilotos da Ferrari foram os primeiros a marcar tempo, com Hamilton fazendo 1m32s365 e Bottas, 1m32s632. Os da Ferrari só fizeram a primeira volta rápida ao faltarem 7 minutos para o final, com Vettel cravando 1m32s135, com vantagem no primeiro setor, e Leclerc 1m31s801, mais rápido nos dois setores finais. Hulkenberg, om pneus novos, assumiu a 6ª posição, com 1m33s607, antes de ser superado por Sainz, com 1m33s222.

Depois de uma breve parada os carros voltaram à pista ao faltarem 3 minutos para o enceramento da qualificação e Vettel foi o primeiro a fazer volta lançada, com 1m32s053. Leclerc completou a volta em seguida, atingindo o assombroso tempo de 1m31s628, novo recorde da pista de Sochi. Hamilton tomou a 2[ posição de Vettel, com 1m32s030. Verstappen ficou em 4º, com 1m32s310, mas terá de largar de 9º, por troca de elementos do motor, e Bottas abortou a última tentativa, ficando mesmo em 5º.

Grid

1 Charles Leclerc

Ferrari

1m31s628

2 Lewis Hamilton

Mercedes

1m32s030

3 Sebastian Vettel

Ferrari

1m32s053

4 Valtteri Bottas

Mercedes

1m32s632

5 Carlos Sainz

McLaren

1m33s222

6 Nico Hulkenberg

Renault

1m33s517

7 Lando Norris

McLaren

1m33s301

8 Romain Grosjean

Haas

1m33s517

9 Max Verstappen

Red Bull

1m32s310

10 Daniel Ricciardo

Renault

1m34s661

11 Sergio Perez

Racing Point

1m33s958

12 Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo

1m34s037

13 Kevin Magnussen

Haas

1m34s082

14 Lance Stroll

Racing Point

1m34s233

15 Kimi Raikkonen

Alfa Romeo

1m34s850

16 Pierre Gasly

Toro Rosso

1m33s950

17 George Russell

Williams

1m35s356

18 Robert Kubica

Williams

1m36s474

19 Daniil Kvyat

Toro Rosso

sem tempo

20 Alexander Albon

Red Bull

1m39s197

Corrida

Lewis Hamilton aproveitou a implantação do sistema de segurança para fazer a sua única parada e obter a sua 86ª vitória da carreira, a 9ª da temporada e a 4ª das 6 da Mercedes no GP da Rússia, no circuito de Sochi. O piloto inglês, que ocupava a primeira colocação depois da parada dos dois carros da Ferrari, foi beneficiado pela segurança virtual, na parada de Vettel em lugar inseguro e depois também pela entrada do carro de segurança, provocada por rodada de George Russel.

Favoreceu também o pentacampeão mundial o desentendimento entre Vettel e Leclerc, depois de o alemão não ter cumprido acordo que poderia possibilitar a vitória do monegasco. Na largada, Leclerc deu passagem a Vettel, depois que ele ultrapassou Hamilton, mas o companheiro não devolveu a posição como o combinado. Em vez disso, buscou uma volta mais rápida atrás de outra, para voltar à posição, após a parada para a troca de pneus. Mas o alemão foi castigado com um problema no motor, teve de abandonar a pista na volta 26, comprometendo não só a sua corrida, mas também a do companheiro.

Valtteri Bottas completou a dobradinha da Mercedes, depois de resistir ao assédio de Leclerc a partir da volta 32. O piloto da Ferrari teve de se contentar com o terceiro lugar no grid. Verstappen, que largou da 9ª posição, terminou em 4º, seguido de Alexander Albon, que saiu do box e chegou em 5º, após brilhante corrida de recuperação. Lewis Hamilton fez a volta mais rápida na 52ª, com 1m35s761, ganhando o ponto extra, além dos 25 da vitória.

A corrida em Sochi começou com várias alterações no grid, em relação à qualificação do dia anterior. Além de Max Verstappen, punido com 5 posições, por uso de um 5º motor; de Albon, que não marcou tempo no sábado, substituiu a caixa de câmbio e montou um 6º motor, um 6º MGU-H e um 4º MGU-K, largando do box, outros 3 pilotos perderam posições. Pierre Gasly, perdeu 5, por usar um 7º motor; Kubica caiu para o fundo do grid, por troca do 4º motor, 6º turbo e 4º MGU-H. Daniil Kvyat também foi punido e saiu das últimas posições, por uso de um 7º motor; 7º turbo, 7º MGU-H e 6º MGU-K.

Com exceção da Mercedes, que usava os médios, todos os carros do Top 10 largaram com macios. Sergio Perez, Antonio Giovinazzi e Kevin Magnussen usaram os macios e o restante do grid saiu com médios, com exceção de Daniil Kvyat, o único a largar com pneus duros.

Na largada, antes da primeira curva, Sebastian Vettel, com um carro sabidamente mais rápido nas retas, passou por Hamilton e depois usou o vácuo de Leclerc, para colocar os dois carros da equipe na frente dos dois da Mercedes. Carlos Sainz, da McLaren, passou por Bottas e ameaçou também o 3º lugar de Hamilton, mas na 7ª volta voltou a ceder o 4º lugar ao finlandês da Mercedes. Um choque entre Giovinazzi e Grosjean causou a entrada do carro de segurança logo na segunda volta e, envolvido involuntariamente no incidente, Ricciardo teve um pneu furado e caiu da 10ª para a última posição.

Na volta 6, a Ferrari comunicou a Leclerc que Vettel lhe devolveria a posição na volta seguinte, mas o alemão pediu algumas voltas mais, indicando querer mostra que estava mais rápido que o companheiro. Todavia, como Vettel não levantava o pé, na volta 7, Leclerc reclamava por ser mantido atrás e era perigoso tentar reduzir a diferença, pois isso poderia afetar os pneus. Vettel respondia com uma nova volta rápida. Na volta 9, a equipe disse a Leclerc que faria a troca um pouco mais tarde e o piloto voltou a reclamar: “Eu o respeitei. Dei-lhe o vácuo sem problema”. Mas, a essa altura, o projeto de Vettel parecia claro: deixar seu companheiro atrás, para complicar a troca de posições, que poderia ser arriscada, com Hamilton a apenas 3s2 de Leclerc. Para resolver a questão, a Ferrari chamou Leclerc para a troca na volta 22, 4 antes de Vettel, fazendo com que voltasse na frente do alemão. Vettel parou na volta 26 e retornou em 4º, atrás de Hamilton, Bottas e Leclerc, mas, duas voltas depois, foi castigado com uma falha da MGH-K da unidade de potência e teve de abandonar a pista.

A implantação da segurança virtual, permitiu a Hamilton fazer sua parada, para colocar pneus macios e voltar ainda na liderança, ratificada na entrada do safety car, por causa de rodada que levou George Russell contra a barreira. Na volta 31, durante ainda o safety car, Leclerc fez uma segunda parada, para colocar pneus macios, para iniciar uma caçada a Bottas, para ganhar o segundo lugar e daí brigar pela vitória com Hamilton. Da volta 32 até a 53, o piloto da Ferrari se manteve praticamente no vácuo do rival, mas mesmo usando várias vezes a asa aberta, não conseguiu a ultrapassagem.

Enquanto Leclerc e Bottas travavam sua luta particular, Hamilton seguia tranquilamente na liderança, repetindo as voltas mais rápidas, até fixar a definitiva, de 1m35s761, na 51ª. Com a situação nos primeiros lugares definida, nas últimas dez voltas a TV da F1 passou a focalizar mais o pelotão intermediário, onde Albon tomou o 5º lugar de Carlos Sainz, que terminou em 6º, a 3 segundos de Sergio Perez.

Com a volta de Hamilton ao primeiro lugar do pódio pela primeira vez depois das férias de verão e da vitória na Hungria, a classificação do GP da Rússia ficou assim:

Posição Piloto Equipe Tempo
Lewis Hamilton Mercedes 1h33m38s992
Valtteri Bottas Mercedes a 3s829
Charles Leclerc Ferrari 5s212
Max Verstappen Red Bull 14s210
Alexander Albon Red Bull 38s348
Carlos Sainz McLaren 45s890
Sergio Perez Racing Point 48S728
Lando Norris McLaren 57s749
Kevin Magnussen Haas 59s779
10º Nico Hulkenberg Renault 59s841
11º Lance Stroll Racing Point 1m00s821
12º Daniil Kvyat Toro Rosso 1m02s496
13º Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1m08s910
14º Pierre Gasly Toro Rosso 1m10s076
15º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1m13s346
Não completaram
Robert Kubica Williams 28-freios
George Russel Williams 27-freios
Sebastian Vettel Ferrari 27-motor
Daniel Ricciardo Renault 24-acidente
Romain Grosjean Haas 0-acidente

Classificação

Pilotos

Posição Piloto Pontos
Lewis Hamilton 322
Valtteri Bottas 249
Charles Leclerc 215
Max Verstappen 212
Sebastian Vettel 194
Pierre Gasly 69
Carlos Sainz 66
Alexander Albon 52
Lando Norris 35
10º Daniel Ricciardo 34
11º Nico Hulkenberg 34
12º Sergio Perez 33
13º Daniil Kvyat 33
14º Kimi Raikkonen 31
15º Kevin Magnussen 20
16º Lance Stroll 19
17º Romain Grosjean 8
18º Antônio Giovinazzi 4
19º Robert Kubica 1
20º George Russell 0

Equipes

Posição Equipe Pontos
Mercedes 571
Ferrari 409
Red Bull 311
McLaren 101
Renault 68
Toro Rosso 56
Racing Point 52
Alfa Romeo 35
Haas 28
10º Williams 1