Inglaterra 2019

Data – 14 de julho de 2019

Circuito – Silverstone

Pista – 5.901 metros

Voltas – 52 – 306,747 km

Pole – Valtteri Bottas – Mercedes – 1m25s093

Vencedor –Lewis Hamilton – Mercedes

Tempo – 1h21m08s452

Volta mais rápida – Lewis Hamilton – 52 = 1m27s369

Líderes – Valtteri Bottas (1-16), Lewis Hamilton (17-52)

Qualificação

Valtteri Bottas conquistou a pole position para O GP da Inglaterra de 2018, com o tempo de 1m25s093, um novo recorde para a pista de Silverstone. O piloto finlandês superou o companheiro de equipe e líder do campeonato Lewis Hamilton por apenas seis milésimos e Charles Leclerc, da Ferrari, por 79 milésimos. Sebastian Vettel, da Ferrari, vice-líder do campeonato, ocupou a 6ª posição, atrás de Max Verstappen e Pierre Gasly, da Red Bull.

A primeira fase da qualificação, a Q1, começou com tempo nublado, com temperatura ambiente de 18 graus e de 31 na pista e a chuva que caia nos arredores não chegava à pista. Como sempre os pilotos da zona intermediária foram os primeiros a irem para a pista e Raikkonen foi o primeiro a ter tempo registrado, 1m27s501. Em seguida, Albon fez 1m27s289; Grosjean marcou 1m26s753; Carlos Sainz 1m26s689 e depois 1m26s203 e Lando Norris baixou o tempo para 1m26s079.

Os cinco favoritos só deixaram a pit lane depois de 5 minutos de treino. A Ferrari foi a única a começar com os pneus médios. A Mercedes optou pelos macios. Na primeira volta lançada, Leclerc obteve 1m25s628, recorde da pista, ao passo que Vettel, com problema na ativação do DRS, ficou em 1m26s154.

Depois de 8 minutos, Hamilton quebrou de novo o recorde da pista, com 1m25s513; Bottas ficou em 1m26750 e Verstappen marcou 1m25s700.

Na segunda bateria, Leclerc conseguiu 1m25s533 e ficou a 20 centésimo do líder Hamilton, e Vettel, com 1m25s898 não foi além do 5º lugar. Ao faltarem 5 minutos para o final da Q2, os 5 primeiros eram Hamilton, Leclerc, Verstappen e Vettel. Na zona de eliminação estavam Grosjean, Stroll, Perez, Russel e Kubica. Nos minutos finais, Grosjean toma o lugar de Giovinazzi e passa a 11º, mas o italiano se recupera, voltando ao 10º lugar, enquanto Hulkenberg caia para 16º e Perez subia para 15º, alijando Magnussen, por apenas 15 milésimos de vantagem. Além do piloto da Haas, foram eliminados Daniil Kvyat, Lance Stroll, George Russel e Robert Kubica.

A Q2 começou com temperatura ambiente de 18 graus e 28 na pista, e com a chuva ainda distante, embora continuasse a ameaçar.
A Mercedes, a Red Bull e Charles Leclerc iniciaram a fase com os pneus médios, indicando que será com eles que pretendem iniciar a corrida. Vettel demorou a ir para a pista e foi com pneus macios usados.

Charles Leclerc abriu a etapa com 1m25s646, novo recorde, e imediatamente voltou para a pit lane. Com 1m25s840, Hamilton ocupou o segundo lugar, seguido por Valtteri Bottas com 1m25s840.
Na segunda rodada da sessão, Bottas baixou seu tempo para 1m25s672 para ficar em segundo lugar e Hamilton abortou sua tentativa e voltou para as boxes. Vettel abriu a etapa com modesto 1m26s259, que o colocou atrás de Daniel Ricciardo e Lando Norris. Carlos Sainz foi nono depois de seu primeiro stint.
A poucos instantes do final, Sebastian Vettel retornou à pista com um novo conjunto de pneus macios, confirmando que no domingo deve começar com uma estratégia diferente de seus rivais. Depois de estar em 8º, o alemão se recuperou e, com 1m25s023 e o cronometro zerado, voltou a ocupar a 5ª posição.
O progresso de Albon, Giovinazzi e Räikkönen provocou a eliminação de Carlos Sainz, cuja última tentativa não foi boa. O espanhol ficou na décima terceira posição, com 1m26s578, dois décimos mais lento que o 1m26s385, de Lando Norris, oitavo. Para surpresa geral, Charles Leclerc também passou aos pneus macios, para fazer 1m25s546 e indicar a sua estratégia para a corrida.

A Q2 terminou com Leclerc, Bottas, Hamilton, Verstappen, Vettel, Gasly, Ricciardo, Hulkenberg, Albon e Norris nas 10 primeiras posições e com a eliminação de Giovinazzi, Raikkonen, Sainz, Grosjean e Perez.

Na Q3, a temperatura ambiente subiu para 18 graus e a da pista ficou em 28 graus, já sem ameaça de chuva.

Lewis Hamilton e Valtteri Bottas foram os primeiros na pista para a Q3, ao passo que Leclerc e Vettel esperaram alguns minutos nos boxes. Hamilton cometeu um erro em sua primeira tentativa, perdeu precioso tempo na saída da curva 6 ficou em 1m25s345, 252 milésimos mais lento do que Valtteri Bottas, que, com 1m25s093, assumiu a pole provisória. A surpresa da etapa foi o desempenho da Red Bull. Max Verstappen foi terceiro com 1m25s483, à frente de Charles Leclerc, quarto, com 1m25s616. Sebastian Vettel foi sexto com 1m25s787, atrás Pierre Gasly, com 1m25s783.
A três minutos da bandeira quadriculada, os favoritos voltaram para a pista para um último duelo. A volta de Valtteri Bottas foi ruim, mas ninguém conseguiu superar seu recorde anterior. Lewis Hamilton tentou, mas ficou a seis milésimos, com 1m25s099. Leclerc foi melhor no primeiro setor, mas perdeu nos outros dois e com 1m25s787 vai largar da 3ª posição, ao lado de Verstappen, o 4º, com 1m25s272. Vettel terminou em 6º, com 1m25s787, atrás de Gasly, que marcou 1m25s590. Daniel Ricciardo foi o piloto mais rápido do meio do pelotão, com 1m26s182, ultrapassando Lando Norris por um décimo. Alexander Albon e Nico Hulkenberg completaram o Top 10.

Grid

 

1 Valtteri Bottas

Mercedes

1m25s093

2 Lewis Hamilton

Mercedes

1m25s099

3 Charles Leclerc

Ferrari

1m25s172

4 Max Verstappen

Red Bull

1m25s276

5 Pierre Gasly

Red Bull

1m25s590

6 Sebastian Vettel

Ferrari

1m25s

7 Daniel Ricciardo

Renault

1m26s182

8 Lando Norris

McLaren

1m25s224

9 Alexander Albon

Toro Rosso

1m26s345

10 Nico Hulkenberg

Renault

1m26s386

11 Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo

1m26s519

12 Kimi Raikkonen

Alfa Romeo

1m26s546

13 Carlos Sainz

McLaren

1m26s578

14 Romain Grosjean

Haas

1m26s757

15 Sergio Perez

Racing Point

1m26s928

16 Kevin Magnussen

Haas

1m26s662

17 Daniil Kvyat

Toro Rosso

1m26s721

18 Lance Stroll

Racing Point

1m26s762

19 George Russell

Williams

1m27s790

20 Robert Kubica

Williams

1m28s257

Corrida

Lewis Hamilton aproveitou a entrada do safety car, na volta 20, para fazer sua única parada e ganhou o GP da Inglaterra 2019, com o tempo de 1h21m08s452, novo recorde da pista de Silverstone. Foi a 80ª vitória da carreira, a 6ª da temporada e a 6ª no circuito do piloto inglês, que chegou 24s928 à frente do companheiro de equipe Valtteri Bottas. Charles Leclerc, da Ferrari, completou o pódio. Sebastian Vettel, punido com 10 segundos por atropelar Max Verstappen, na volta 37, terminou no 15º lugar.

Hamilton deveu a vitória a Antonio Giovinazzi, que escapou da pista e ficou preso na brita, provocando a entrada do safety car. O líder do campeonato, que assumira a ponta com a parada de Bottas, aproveitou para fazer sua única parada, colocar pneus médios e voltar na liderança, que manteve até o final, com direito à volta mais rápida e recorde da pista, 1m27s369, e um ponto extra.

Hamilton, Vettel, Perez, Russel e Kubica correram com um segundo MGU-K e Lando Norris usou um terceiro motor e combustão e turbo compressor, mas nenhum deles foi punido, por estarem dentro das tricas permitidas.

A corrida foi tão ou mais emocionante quanto à anterior na Áustria, com a repetição da renhida disputa por posições entre Charles Leclerc e Max Verstappen, que várias vezes chegaram a tocar rodas. No final, Leclerc, que corria em 6º, acabou beneficiado pelo choque entre o holandês e Vettel para conquistar o terceiro lugar no pódio. No pelotão intermediário também houve disputas interessantes e Carlos Sainz foi o primeiro dos últimos, ocupando a 6[ posição.

Com tempo nublado e temperatura na pista em torno de 33 graus, a largada foi normal, com Bottas mantendo a ponta, apesar da pressão de Hamilton. Vettel, que era 6º passou por Gasly, que foi superado também por Lando Norris, Lance Stroll também ganhou duas posições, enquanto os dois pilotos da Haas se tocavam, obrigando Grosjean ir aos boxes para troca da asa dianteira. Sainz também fez uma boa largada, ganhando duas posições e pulando para 11º. Lando Norris assumiu a liderança do pelotão intermediário, depois de ultrapassar Daniel Ricciardo.

Depois de liberado o DRS, com diferença menor de um segundo, Hamilton, de asa aberta passou a pressionar ainda mais a Bottas. Na volta 3, tentou passar por fora na curva Stone, mas não conseguiu. Na 4, na reta Wellington ele chegou a ultrapassar o companheiro, mas este reagiu e recuperou o posto, por dentro, na curva Copse. A partir da volta 6, os dois pilotos da Mercedes passaram disputar também as voltas mais rápidas. Hamilton fez 1m30s967 e na 7 Bottas retrucou com 1m30s938. Na volta 8, Hamilton marcou 1m30s850 e, na 11, Bottas fez 1m30s728.

Na volta 14, Charles Leclerc e Max Verstappen proporcionaram um dos momentos mais da corrida. Eles foram juntos para os boxes e Verstappen ganha a posição ainda na pit lane. Na volta à pista, porém, o piloto da Red Bull errou e escapou na curva 4, e Leclerc recuperou a 4ª posição, com Vettel passando ao 3º lugar. Bottas, com uma vantagem de 1,5 segundo, parou na volta 16, colocando pneus médios, numa indicação de que iria fazer duas paradas. Voltou em 3º, atrás de Hamilton e Vettel. A essa altura, Leclerc e Verstappen continuavam sua disputa particular, com o holandês sempre na cola do rival, especialmente na curva 3, na reta Wellington e na Stowe,

Na volta 20, no setor 3, Giovinazzi escapou, foi parar na brita e a direção da prova determinou a entrada do safety car. Hamilton aproveitou para fazer a sua única parada e colocou pneus duros, para voltar na liderança, que manteve até o final. Vettel também aproveitou a entrada do safety car e continuou em 3º, mas a Ferrari não fez o mesmo, demorou para chamar Leclerc e causou o rebaixamento do monegasco para o 6º lugar. Pelo rádio, o piloto reclamou: Por que fizeram isso comigo? ”

O safety car deixou a pista na volta 23 e na 26, exatamente a metade da prova, os 10 primeiros eram Hamilton, Bottas, Vettel, Gasly, Verstappen, Leclerc, Sainz, Norris, Ricciardo e Albon. Na volta 27, Verstappen ultrapassou Gasly e assumiu o 4º lugar, Entre as voltas 27 e 34, Hamilton quebrou por 4 vezes o recorde da pista, com voltas mais rápidas. Começou com 1m29s601 e chegou a 1m29s160. Na 36, Bottas o superou com 1m29s127.

Ainda na volta 36, na luta pelo 3º lugar, na Stowe, Verstappen passou por Vettel e ganhou a posição, mas o alemão, perdeu o ponto de freada na curva 16, entrou com tudo na traseira do carro do holandês, levando os dois para a brita. Embora tenha ido mais longe, Verstappen voltou na frente, enquanto o alemão obrigado a ir ao box parta trocar o bico, caiu para 17º e sofreu punição de 10 segundos. Na mesma volta, Leclerc ultrapassou Gasly para ocupar o 3º lugar.

Depois disso, não houve grandes alterações nas posições, com Hamilton, Bottas e Leclerc mantendo-se nas posições de pódio e o inglês dando-se ao luxo de conquistar o ponto extra com a volta mais rápida na 52, com 1m27s369.

Resultados

Posição Piloto Equipe Tempo Incidentes
Lewis Hamilton Mercedes 1h21m08s452
Valtteri Bottas Mercedes a 24s928
Charles Leclerc Ferrari 30s117
Pierre Gasly Red Bull 34s962
Max Verstappen Red Bull 39s458
Carlos Sainz McLaren 53s639
Daniel Ricciardo Renault 54s401
Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1m05s540
Daniil Kvyat Toro Rosso 1m06s720
10º Nico Hulkenberg Renault 1m12s733
11º Lando Norris McLaren 1m14s281
12º Alexander Albon Toro Rosso 1m15s617
13º Lance Stroll Racing Point 1m21s086
14° George Russell Williams 1 volta
15º Sebastian Vettel Ferrari 1 volta
16º Robert Kubica Williams 1 volta
17º Sergio Perez Racing Point 1 volta
Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 20-rodada
Romain Grosjean Haas 9-acidente
Kevin Magnussen Haas 6- acidente

Classificação

Pilotos

Posição Piloto Pontos
Lewis Hamilton 223
Valtteri Bottas 184
Max Verstappen 136
Sebastian Vettel 123
Charles Leclerc 120
Pierre Gasly 55
Carlos Sainz 38
Kimi Raikkonen 25
Lando Norris 22
10º Daniel Ricciardo 22
11º Nico Hulkenberg 17
12º Kevin Magnussen 14
13º Sergio Perez 13
14º Daniil Kvyat 12
15º Alexander Albon 7
16º Lance Stroll 6
17º Romain Grosjean 2
18º Antônio Giovinazzi 1
19º George Russel 0
20º Robert Kubica 0

Equipes

Posição Equipe Pontos
Mercedes 407
Ferrari 243
Red Bull 191
McLaren 60
Renault 39
Alfa Romeo 28
Racing Point 19
Toro Rosso 19
Haas 16
10º Williams 0