China 2019

Data – 14 de abril de 2018

Circuito – Xangai

Pista – 5.451 metros

Voltas – 56 – 305,066 km

Pole – Valtteri Bottas – Mercedes – 1m31s547

Vencedor – Lewis Hamilton – Mercedes

Tempo – 1h34m06s350

Volta mais rápida – Pierre Gasly – Red Bull 55 – 1m34s742

Líderes – Lewis Hamilton (1-56)

Qualificação

Valtteri Bottas foi o pole position no GP da China, a milésima corrida da história da Fórmula 1, disputada no circuito de Xangai. O piloto finlandês garantiu a primeira posição do grid com o tempo de 1m31s547, obtido no último minuto da Q3, depois de o companheiro Lewis Hamilton ter registrado 1m31s563. A dupla da Ferrari ocupou a segunda fila, com Vettel em 3º e Leclerc em 4º. Max Verstappen e Pierre Gasly, da Red Bull, saíram da terceira fila.

Bottas, que liderou os treinos da sexta-feira e o terceiro treino livre de sábado, dominou também a primeira fase da qualificação, foi superado por Hamilton na segunda, a Q2, mas se recuperou na decisiva Q3. A Ferrari teve uma jornada decepcionante, com Vettel ficando a 0s301 do pole e Charles Leclerc, a 0s318. Antonio Giovinazzi e Alexander Albon não participaram da qualificação, o primeiro por problema no carro e o outro devido a acidente no terceiro treino. Nos minutos finais do treino, o tailandês bateu ao acelerar na curva 16 e os mecânicos não conseguiram recuperar o carro a tempo de ele tentar qualificação.

A qualificação se desenvolveu com tempo bom e temperatura na pista de 35 graus, seis graus a menos que no final do terceiro treino. Todos os carros começaram com pneus macios e os dois da Williams foram os primeiros a ir para a pista. Kubica foi o primeiro a ter tempo registrado, com 1m37s421. Russel fez 1m36s821 e depois 1m35s462.

Os carros de ponta começaram a sair dos boxes aos 5 minutos de treino. Vettel fez 1m33s557 e Leclerc 1m34s069. Aos seis minutos, Hamilton marcou 1m33s115, Bottas, 1m32s658 e Verstappen, 1m33s274.

A Q1 terminou com Bottas, Leclerc, Hamilton, Verstappen e Vettel nas cinco primeiras posições, e Stroll, Kubica, Russel eliminados ao lado de Giovinazzi e Albon.

Na Q2, Bottas, Leclerc, Hamilton, Verstappen e Vettel começaram com pneus médios e os demais pilotos com os macios. Hamilton, depois de uma escapada pela grama, fez 1m32s603 e Bottas respondeu com 1m31s728. Vettel tomou o 2º lugar de Hamilton, com 1m32s22, e Leclerc também passou pelo inglês, com 1m32s234.

Nos cinco minutos finais, porém, com pneus médios, Hamilton se recuperou e, com 1m31s637, assumiu a liderança da fase. Bottas foi o segundo, com 1m331s728; Vettel, o 3º, com 1m32s232. Leclerc, o 4º, com 1m32s234 e Verstappen, o 5º, com 1m32s369. Kvyat, Perez, Raikkonen, Sainz e Norris foram eliminados.

Todos os classificados voltaram para a Q3 com pneus macios. Depois de duas voltas de preparação, Hamilton cravou 1m31s570 e, de novo, Bottas retrucou com 1m31s563. Vettel fez m31s901; Verstappen, 1m32s069 e Leclerc, 1m32s102. Ao faltarem 2 minutos e meio para o final, os líderes tentaram uma segunda volta lançada. Hamilton superou o companheiro nos primeiro e segundo setores, mas caiu no terceiro, fez 1m31s573 e ficou com o tempo anterior. Bottas baixou sua marca para 1m3s547, garantindo a 7ª pole da carreira.

Max Verstappen se revoltou e disse palavrões pelo rádio, acusando Sebastian Vettel, Daniel Ricciardo e Nico Hulkenberg de quebrarem uma “regra não escrita” ao ultrapassá-lo quando tentava fazer a sua última volta lançada na Q3.

Grid

 

 1 Valtteri Bottas

Mercedes

1m31s547

2 Lewis Hamilton

Mercedes

1m31s570

3 Sebastian Vettel

Ferrari

1m31s848

4 Charles Leclerc

Ferrari

1m31s865

5 Max Verstappen

Red Bull

1m32s089

6 Pierre Gasly

Red Bull

1m32s930

7 Daniel Ricciardo

Renault

1m32s958

8 Nico Hulkenberg

Renault

1m32s962

9 Kevin Magnussen

Haas

s/tempo

10 Romain Grosjean

Haas

s/tempo

11 Daniil Kvyat

Toro Rosso

1m33s236

12 Sergio Perez

Racing Point

1m33s290

13 Kimi Raikkonen

Alfa Romeo

1m33s419

14 Carlos Sainz Jr.

McLaren

1m33967

15 Lando Norris

McLaren

1m33s967

16 Lance Stroll

Racing Point

1m34ss292

17 George Russel

Williams

1m35s253

18 Robert Kubica

Williams

1m35s281

19 Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo

s/tempo

20 Alexander Albon

Toro Rosso

s/tempo

 

Corrida

Lewis Hamilton acrescentou mais um brilhante capitulo à sua vitoriosa carreira no automobilismo ao vencer de ponta a ponta a milésima corrida da história da Fórmula 1, o GP da China. O piloto da Mercedes cumpriu as 56 voltas do circuito de Xangai em 1h32m06s350, com 6s552 de vantagem sobre o companheiro de equipe, Valtteri Bottas. Sebastian Vettel, da Ferrari, ocupou o 3º lugar do pódio e Pierre Gasly obteve o ponto extra fazendo a melhor volta da corrida, na 55ª. Com o resultado, Hamilton completou 75 vitórias na carreira e tomou de Bottas a liderança do campeonato.

Como se esperava, a Ferrari deu prioridade a Vettel, na esperança de que ele pudesse disputar a liderança com os rivais da Mercedes, e ordenou a Leclerc que cedesse passagem ao companheiro. Todavia, a tentativa fracassou. Vettel não passou da terceira colocação e Leclerc acabou em 5º. A Mercedes apresentou uma nova asa dianteira depois que a apresentada na sexta-feira foi proibida pela FIA, por causa do design de suas placas finais. A Ferrari e a Haas mudaram a central eletrônica de seus carros, sem receber penalidade. Nico Hülkenberg e Daniil Kvyat usaram uma segunda unidade de potência completa – exceto bateria e unidade de controle. Daniel Ricciardo e Lando Norris também mudaram o MGU-K. Alexander Albon largou da pit lane, após as mudanças feitas em seu carro devido ao acidente no 3º treino, mas acabou fazendo uma excelente corrida de recuperação e terminou no 10º lugar.

Robert Kubica e Max Verstappen rodaram na volta de apresentação, mas retornaram a tempo às suas posições de largada. Apagadas as luzes vermelhas, Hamilton aproveitou o fato de estar à direita, no lado de conversão da primeira curva e, por dentro, passou por Bottas, o pole position, para assumir a liderança que manteve até o final.

Ainda na largada, Leclerc ultrapassou Vettel dentro da curva; Perez ganhou 4 posições e subiu para 8º, e Daniil Kvyat bateu em Lando Norris, jogando-o para fora da pista. O incidente provocou a implantação de segurança virtual e uma punição de drive-through ao piloto da Toro Rosso.

Ao final da primeira volta, os 10 primeiros colocados eram Hamilton, Bottas, Leclerc, Vettel, Verstappen, Gasly, Ricciardo, Perez, Hulkenberg e Grosjean. Na volta 8, Raikkonen, que largou de 13º chegou a 10º, com ultrapassagem sobre Grosjean. Na 11ª volta, Vettel disse à equipe que está mais rápido do que Leclerc e o jovem piloto francês recebeu ordem para deixar o companheiro passar, o que ele fez na volta seguinte. Na mesma volta 11, Raikkonen passou também por Hulkenberg e assumiu a 9ª posição. Na 16, Stroll tomou o 10º lugar de Hulkenberg, que abandonou a pista em seguida.

Na volta 18 começaram as paradas, com Verstappen sendo o primeiro a ir ao box para colocar pneus médios e voltando em 8º. Vettel parou na volta seguinte, colocando também pneus médios e voltando em 5º, atrás de Gasly.

Na volta 20, Verstappen pressionou Vettel, os dois correram roda-a-roda, mas no final o alemão deu um x no holandês e manteve a posição. Bottas parou na volta 22; Hamilton e Leclerc pararam na 23 e, na 24, depois da parada dos líderes, os 10 primeiros eram Hamilton, Bottas, Vettel, Verstappen, Leclerc, Gasly, Raikkonen (que ainda não tinha parado), Ricciardo, Perez e Grosjean. Raikkonen só parou na volta 26 e retornou em 11º, mas logo passou por Magnussen e depois por Grosjean, para ocupar o 9º lugar.

Na volta 35 começou nova bateria de pit stops, com a maioria dos pilotos passando aos compostos médios, para ir até o fim da corrida. Hamilton e Bottas pararam juntos na volta 37. O inglês manteve a posição, mas o finlandês perdeu o segundo lugar par Leclerc.

Depois disso, os melhores momentos da corrida aconteceram na volta 39, quando, na reta, usando a asa aberta, Bottas passou por Leclerc e recuperou a vice-liderança e na volta 43, com a ultrapassagem de Vettel sobre Leclerc, para garantir o terceiro lugar no pódio.

Na volta 53, Pierre Gasly foi para os boxes para colocar pneus macios, a fim de tentar a volta mais rápida. A tentativa deu certo e com o tempo de 1m34s542 ele obteve o ponto extra da volta mais rápida.

Além disso, nada de excepcional aconteceu nas últimas voltas e os três ponteiros mantiveram suas posições sem nenhum problema até o fim.

A classificação final do GP da China, a terceira corrida do campeonato foi a seguinte:

Pos. Piloto Eqiuipe Tempo
Lewis Hamilton Mercedes 1h32m06s350
Valtteti Bottas Mercedes a 6s552
Sebastian vettel Ferrari 13s744
Max Verstappen Red Bull 27s627
Charles Leclerc Ferrari 31s276
Pierre Gasly Red Bull 1m19s307
Daniel Riciardo Renault 1 volta
Sergio Perez Racing Point 1 volta
Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1 volta
10º Alexander Albon Toro Rosso 1 volta
11º Romain Grosjean Haas 1 volta
12º Lance Stroll Racing Point 1 volta
13º Kevin Magnussen Haas 1 volta
14º Carlos Sainz McLaren 1 volta
15º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1 volta
16º George Russel Williams 2 voltas
17º Robert Kubica Williams 2 voltas
Não completaram
Lando Norris Mclaren 15
Daniil Kvyat Toro Rosso 11
Nico Hulkenberg Renault 8

 Classificação

Pilotos

Posição Piloto Pontos
Lewis Hamilton 68
Valtteri Bottas 62
Max Verstappen 39
Sebastian Vettel 37
Charles Leclerc 36
Pierre Gasly 13
Kimi Raikkonen 12
Lando Norris 8
Kevin Magnussen 8
10º Nico Hulkenberg 6
11º Daniel Ricciardo 6
12º Sergio Perez 5
13º Alexander Albon 3
14º Lance Stroll 2
15º Daniil Kvyat 1
16º Antonio Giovinazzi 0
17º Romain Grosjean 0
18º Carlos Sainz 0
19º George Russel 0
20º Robert Kubica 0

Equipes

Posição Equipe Pontos
Mercedes 130
Ferrari 73
Red Bull 52
Renault 12
Alfa Romeo 12
Haas 8
McLaren 8
Racing Point 7
Toro Rosso 4
10º Williams 0