Canadá 2019

Data – 09 de junho de 2019
Circuito – Circuito Gilles Villeneuve – Montreal

Pista – 4.361 metros

Voltas – 70 – 305,270 km

Pole – Sebastian Vettel – Ferrari – 1m10s240

Vencedor – Lewis Hamilton – Mercedes

Tempo – 1h29m07s084

Volta mais rápida – Valtteri Bottas – Mercedes – 69 – 1m13s078 (recorde)

Líderes– Sebastian Vettel (1-25), Lewis Hamilton (26-27), Charles Leclerc (28-32), Sebastian Vettel (33=70).

 Qualificação

Com uma volta relâmpago de 1m10s240, Vettel conquistou a pole position para o Grande Prêmio do Canadá de 2019, repetindo o que fez na corrida de 2018. É a primeira pole do ano e a 56ª da carreira do piloto alemão, que não largava da primeira posição desde o GP da Alemanha de 2018. Vettel, que liderou o último treino livre e a primeira fase de classificação, mas tinha sido superado por Lewis Hamilton nas duas seguintes, com o cronometro já parado, surpreendeu o piloto inglês que, um minuto antes, parecia ter garantido a primeira posição com 1m10s446.

Charles Leclerc, que foi segundo no último treino livre, completando dobradinha da Ferrari, largou da 3ª posição, com o tempo de 1m10s920. Valtteri Bottas, da Mercedes, que teve uma leve rodada na última volta rápida, será o sexto do grid e Max Verstappen, da Red Bull, prejudicado por um acidente com Kevin Magnussen no final da Q2, deveria sair da 11ª posição, mas foi beneficiado por uma punição a Carlos Sainz e larga da 10º.

A qualificação se desenvolveu com muito sol e tempo bom e a Q1 começou com a temperatura ambiente de 21 graus e de 46 na pista. Como sempre, os dois carros da Williams foram os primeiros a deixarem a pit lane, mas Foi Lance Stroll quem teve o primeiro tempo registrado, 1m13s219. Em seguida, Lando Norris, com 1m12s507, assumiu a liderança, até ser superado por Charles Leclerc, com 1m11s786. Nessa primeira rodada de voltas rápidas, Vettel fez 1,12s839; Hamilton, 1m12s099; Verstappen, 1m12s018 e Bottas, 1m12s102. Numa segunda rodada, Leclerc marcou 1m11s 481; Vettel, 1m11s601, Hamilton, 1m11s518 e Bottas assumiu a primeira posição, com 1m11s229. Nos cinco minutos finais dessa primeira fase, porém, Vettel baixou o tempo para 1,11s200, terminando a Q1 em primeiro lugar. Leclerc foi segundo com 1m11s214

Nos minutos finais dessa primeira fase houve uma luta intensa para fugir da degola. Faltando 3 minutos para o final, os cinco últimos eram Albon, Grosjean, Raikkonen, Russel e Kubica. No minuto seguinte, Grosjean pulou para 7ª posição e Raikkonen para a 12ª, deixando para trás Stroll, Hulkenberg, Sainz, Russel e Kubica. Na última tentativa, Hulkenberg passou a 6º e Sainz para 7º, sendo eliminados Perez, Raikkonen, Stroll, Russel e Kubica.

Na Q2, ainda sob sol forte, a temperatura ambiente subiu para 22 graus e a da pista para 48. Os carros da Ferrari e da Mercedes saíram com pneus médios e Hamilton foi o primeiro a fazer volta rápida, com 1m11s336. Bottas abortou a primeira tentativa, depois de uma escapada na curva 3, e fez 1m11s487, na segunda.

Na metade da fase, Leclerc tomou o primeiro lugar de Hamilton, com 1m11s205, mas logo em seguida foi superado por Vettel, com 1m11s142 e ambos acabaram sendo ultrapassados por Hamilton, com 1m11s010. No final da etapa. Magnussen saiu de traseira, bateu o pneu traseiro direito na barreira do lado direito e foi jogado contra o muro do lado esquerdo. O carro sofreu sérios danos, mas o piloto saiu ileso. A maior vítima do acidente foi Max Verstappen, que ocupava e 11º posição e foi impedido, pela bandeira vermelha, de completar a sua volta de recuperação. Junto com ele, foram eliminados Grosjean, que também foi prejudicado pela paralisação, Giovinazzi, Kvyat e Albon.

A Q3 começou com a atraso de 15 minutos, devido à demora na remoção do carro e retirada de detritos da pista. A temperatura da pista subiu para 49 e a ambiente continuou em 22 graus. O primeiro a entrar na pista e ter tempo registrado foi Pierre Gasly, que fez 1m12s185. Leclerc foi o segundo a fazer volta rápida, com 1m11s188; seguido de Vettel, com 1m10s681 e Hamilton, com 1m10s493. Valtteri Bottas teve que abortar a sua primeira volta, depois de deslizar na pista e por sorte não ir contra o muro. Na última tentativa de cada um, Leclerc fez 1m11s096; Hamilton foi bem nos dois primeiros setores e decaiu no terceiro, mas ainda assim baixou o tempo para 1m10s446, que parecia garantir a pole. De repente, porém, Sebastian Vettel aparece com uma volta excepcional, para fazer 1m10s240, para conquistar a pole e estabelecer novo recorde para o circuito Gilles Villeneuve.

  Grid 

1 Sebastian Vettel

Ferrari

1m10s240

2 Lewis Hamilton

Mercedes

1m10s446

3 Charles Leclerc

Ferrari

1m10s920

4 Daniel Ricciardo

Renault

1m11s071

5 Pierre Gasly

Red Bull

1m11s097

6 Valtteri Bottas

Mercedes

1m11s101

7 Nico Hulkenberg

Renault

1m11s324

8 Lando Norris

McLaren

1m11s863

9 Max Verstappen

Red Bull

1m11s800

10 Daniil Kvyat

Toro Rosso

1m11s921

11 Carlos Sainz

McLaren

1m11s981

12 Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo

1m12s136

13 Alexander Albon

Toro Rosso

1m12s193

14 Romain Grosjean

Haas

sem tempo

15 Sergio Perez

Racing Point

1m12s230

16 Kimi Raikkonen

Alfa Romeo

1m12s266

17 Lance Stroll

Racing Point

1m13s617

18 George Russell

Williams

1m14w133

19 Robert Kubica

Williams

1m14s393

20 Kevin Magnussen

Haas

sem tempo

Carlos Sainz qualificou-se em 9º, mas perdeu 3 posições, por prejudicar Alexander Albon, na saída da pit lane, na Q1. Magnussen, que era 9º, largou da pit lane, por ter trocado o chassi avariado no acidente da véspera.

Corrida

Sebastian Vettel resistiu a forte pressão durante toda a corrida, cruzou a linha de chegada em primeiro, mas por causa de um erro foi punido com a perda de 5 segundos e teve de ceder a Lewis Hamilton a vitória no GP do Canada de 2019. Na volta 48, o piloto alemão errou na entrada da curva 4, passou pela grama e voltou atravessando a pista e obrigando Hamilton a frear para evitar a batida. A Comissão de Corridas considerou que Vettel fez o retorno de modo inseguro e, durante a volta 54 anunciou a punção. A decisão praticamente decidiu a corrida, pois nessa altura a diferença entre os dois pilotos nunca passava de 1s8.

O desfecho da corrida proporcionou cenas inéditas e históricas na Fórmula. Primeiro, Vettel se recusou a levar o carro até à posição de 2º colocado diante do pódio. Depois, percorreu todo paddock, sem passar pela pesagem, aparentemente com a intenção de cobrar uma explicação da Comissão de Corrida. Após algum tempo, foi convencido pelos fiscais da FIA a subir ao pódio, mas no caminho demonstrou mais uma vez o seu descontentamento, trocando as placas de posições. Colocou de segundo lugar diante do carro de Hamilton e a de 1º onde veria estar dele. No pódio, Vettel manteve o ar carrancudo e não fez nenhuma comemoração. Quando Hamilton era entrevistado e recebia vaias da torcida da Ferrari, ele interveio para dizer que quem deveria ser vaiado não era o piloto da Mercedes, mas a Comissão de Corrida.

Vettel completou as 70 voltas do Circuito Gilles Villeneuve em 1h29m05s742, mas com a punição passou a 1h29m10s742, superado por Lewis Hamilton que fez o percurso em 1h29.07s084. Foi a 5ª vitória no campeonato e a 78ª na carreira de Hamilton e a 5ª vitória d a Mercedes na temporada. Charles Leclerc foi o terceiro colocado, com 1m29m1s780. Valtteri Bottas, da Mercedes, repetiu tática da corrida da Austrália e na volta 67 colocou pneus macios para, na 68 marcar o giro mais rápido da corrida, com 1m13s078, ganhar o ponto extra.

A corrida começou com alteração no grid, com todos os pilotos a partir da 9ª colocação ganhando uma posição, porque Kevin Magnussen teve de largar da pit lane, devido à troca do chassi, avariado no acidente da véspera. Ainda no grid, os mecânicos da Mercedes se aglomeraram em torno do carro de Hamilton, para resolver um problema de vazamento de óleo que não pode ser corrigido na garagem.

A largada da corrida, numa pista de 50 graus, com os três primeiros usando pneus médios, foi tranquila, sem nenhum incidente. Vettel manteve a pole e Hamilton se segurou bem e se livrou de um ataque de Leclerc, enquanto Hulkenberg tomava o 6º lugar de Bottas e no pelotão intermediário Stroll e Kvyat ganhavam três posições. Ainda na primeira volta, tocado pelos dois carros da Alfa Romeo, Alexander Albon teve de ir aos boxes, para trocar a asa dianteira.

Depois de 20 voltas os 10 primeiros colocados eram Vettel, Hamilton, Leclerc, Bottas, Verstappen, Ricciardo, Hulkenberg, Stroll, Gasly e Giovinazzi. Na volta 22, Bottas reclamou da traseira do carro, que provocava desgaste dos pneus, é o fim. Vettel fez sua única parada na volta 26, colocando pneus duros; Hamilton parou na 28 e Bottas na 31, também passando aos compostos de faixa branca. Na volta 33, com a parada de Leclerc, os líderes retomaram as posições originais e o monegasco, que voltava em 3º, era superado por Verstappen. Na volta 35, metade da corrida, os primeiros eram Vettel, Hamilton, Leclerc, Verstappen, Ricciardo, Bottas, Hulkenberg, Stroll, Gasly e Sainz. Na volta 39, depois de intensa pressão, Bottas toma o 5º lugar de Ricciardo.

A partir da volta 40, Hamilton baixou várias vezes a vantagem de Vettel para menos de um segundo, mas mesmo de asa aberta não conseguiu ultrapassar o alemão. Apesar disso, ele não desistiu e a ameaça deve ter sido uma das razões pelo erro de Vettel, na curva 4, na volta 48, que decidiu a corrida. Mesmo sabendo que a vitória estava caindo no seu colo, Hamilton continuou a pressionar, tentando ganhar na pista, mas não teve êxito. Na volta 67, Bottas foi chamado ao box para trocar os pneus duros pelos macios, para tentar a volta mais rápida e na volta seguinte fez 1m13s078, batendo recorde da pista, que era de Rubens Barrichello.

Resultados

Posição Piloto Equipe Tempo Incidentes
Lewis Hamilton Mercedes 1h29m07s084
Sebastian Vettel Ferrari 1h29m10s742
Charles Leclerc Ferrari 1h29m11s980
Valtteri Bottas Mercedes 1h29m58s127
Max Verstappen Red Bull 1h30m04s739
Daniel Ricciardo Renault 1 volta
Nico Hulkenberg Renault 1 volta
Pierre Gasly Red Bull 1 volta
Lance Stroll Racing Point 1 volta
10º Daniil Kvyat Toro Rosso 1 volta
11º Carlos Sainz Jr McLaren 1 volta
12º Sergio Perez Racing Point 1 volta
13º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1 volta
14º Romain Grosjean Haas 1 volta
15º Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1 volta
16º George Russell Williams 2 voltas
17º Kevin Magnussen Haas 2 voltas
18º Robert Kubica Williams 3 voltas
Não completaram
Alexander Albon Toro Rosso 59- danos de acidente
Lando Norris McLaren 8 – quebra de suspensão

Classificação

Pilotos

Posição Piloto Pontos
Lewis Hamilton 162
Valtteri Bottas 133
Sebastian Vettel 100
Max Verstappen 88
Charles Leclerc 72
Pierre Gasly 36
Carlos Sainz 18
Daniel Ricciardo 16
Kevin Magnussen 14
10º Sergio Perez 13
11º Kimi Raikkonen 13
12º Lando Norris 12
13º Nico Hulkenberg 12
14º Daniil Kvyat 10
15º Alexander Albon 7
16º Lance Stroll 6
17º Romain Grosjean 2
18º Antônio Giovinazzi 0
19º George Russel 0
20º Robert Kubica 0

Equipes

Posição Equipe Pontos
Mercedes 295
Ferrari 172
Red Bull 124
McLaren 30
Renault 28
Racing Point 19
Toro Rosso 17
Haas 16
Alfa Romeo 13
10º Williams 0