Bélgica 2019

Data – 01 de setembro de 2019

Circuito – Spa-Francorchamps

Pista – 7.004 metros

Voltas – 44 – 308,052 km

Pole – Charles Leclerc – Ferrari – 1m42s549

Vencedor – Charles Leclerc – Ferrari

Tempo – 1h23m45s710

Volta mais rápida – Sebastian Vettel = Ferrari- 36. 1m46s409

Líder –  Charles Leclerc (1-20), Lewis Hamilton (21-22), Sebastian Vettel (22-26), Charles Leclerc (27-44)

Qualificação

Depois de liderar todos os treinos livres, Charles Leclerc, da Ferrari, foi o mais rápido também no treino de qualificação e vai sair da pole position no GP da Bélgica,  no circuito de Spa-Francorchamps, a partir das 10 e 10, com transmissão da TV Globo. O piloto monegasco fez o tempo de 1m42s549, superando por 748 milésimos o companheiro Sebastian Vettel, que completou na dobradinha da Ferrari, na 500º vez em que a equipe italiana ocupa a primeira fila de um GP da Fórmula 1. Lewis Hamilton e Valtteri Bottas, da Mercedes, sairão da segunda fila do grid.

A Ferrari chegou à qualificação como favorita para a pole position, depois de terminar o terceiro treino livre meio segundo à frente das Mercedes, com bom ritmo nas curvas e resistência aos rivais nas curvas. A Mercedes teve de enfrentar os problemas criados por um acidente de Lewis Hamilton em simulação de classificação. Os mecânicos da equipe italiana tiveram que aproveitar todo o tempo até a qualificação para substituir a asa dianteira, a suspensão e pneus dianteiros, a barcaça e o fundo plano do carro do piloto inglês.

A Q1 começou com temperatura ambiente de 28° e de 41° na pista, ainda sem sinais da chuva que a meteorologia prevê para a corrida. Quando cronometro foi disparado, os mecânicos da Mercedes ainda mexiam no carro de Hamilton e os da Ferrari faziam uma barreira para impedir que se visse o que estava sendo feito no carro de Leclerc.

Como sempre, os pilotos da Williams foram os primeiros a irem para a pista, seguidos de Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi, da Alfa Romeo. Só aos 4 minutos Max Verstappen, Charles Leclerc, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas iniciaram a sessão, mas nenhum deles teve tempo para fazer uma volta lançada, porque o treino foi interrompido por uma bandeira vermelha, provocada pelo estouro o motor e princípio de incêndio no carro de Kubica, na saída curva de Blanchimont, um lugar perigoso da pista. A interrupção favoreceu Hamilton, dando tempo aos mecânicos de repararem os danos no carro dele.

O treino foi retomado depois de 10 minutos ao faltarem 12 minutos e 59 segundos para o final da fase, com os todos os carros voltando à pista com pneus macios. Verstappen abortou sua primeira tentativa, mas na segunda assumiu a liderança dos tempos. Mas foi por pouco tempo. Logo, Hamilton o superou, com 1m45s260 e Bottas, com 1m45s141. E todos foram ultrapassados por Leclerc, que fez 1m43s587, e Vettel, com 1m43s663. Ao faltarem 3m07, Verstappen marcou 1m44s622 e assumiu a terceira posição. Carlos Sainz e Antonio Giovinazzi tiveram, também, problemas de motor e pararam na pista, impondo bandeira vermelha nos últimos 43 segundos da etapa. Giovinazzi caiu do 8º para o 15º lugar. Kvyat, Gasly, Russel e Kubica foram eliminados, ao lado de Carlos Sainz, o 17º no grid.

Na Q2, Hulkenberg foi o primeiro a marcar tempo, fazendo 1m45s196. Seguido de Raikkonen, com 1m44s140. Verstappen fez 1m43s592, Bottas, 1m43s880, mas Leclerc tomou a ponta com 1m43s376, seguido de Vettel, com 1m43s506 e Hamilton, com 1m43s592. Na segunda parte da Q2, Leclerc baixou o seu tempo para 1m42s938 e Vettel, para 1m43s037. Hamilton ficou nos 43s592 e Bottas fez 1m44s980. Grosjean, Norris, Stroll, Albon e Giovinazzi foram eliminados.

Ao faltarem 10 minutos para o final da Q3, todos os carros estavam na pista, num tráfego intenso, que chegou a prejudicar Lewis Hamilton. Por duas vezes o inglês teve de frear para não bater no companheiro Valtteri Bottas e isso acabou impedindo que pudesse tentar mais que uma volta lançada. Hamilton fez 1m43s282; Bottas 1m43s415; Verstappen, 1m43s690, e Leclerc confirmou a pole com 1m42s519, com Vettel no seu encalço, com 1m43s267.

A classificação da etapa de qualificação foi a seguinte:

Posição Piloto Equipe Tempo
Charles Leclerc Ferrari 1m42s519
Sebastian Vettel Ferrari 1m43s267
Lewis Hamilton Mercedes 1m43s282
Valtteri Bottas Mercedes 1m43s415
Max Verstappen Red Bull 1m43s690
Daniel Ricciardo Renault 1m44s257
Nico Hulkenberg Renault 1m44s542
Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1m44s557
Sergio Perez Racing Point 1m44s706
10º Kevin Magnussen Haas 1m45s086
11º Romain Grosjean Haas 1m44s797
12º Lando Norris McLaren 1m44s847
13º Lance Stroll Racing Point 1m45s047
14º Alexander Albon Red Bull 1m45s799
15º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 1m45s637
16º Pierre Gasly Toro Rosso 1m46s435
17º Carlos Sainz McLaren 1m46s507
18º Daniil Kvyat Toro Rosso 1m47s548
19º George Russell Williams 1m47s548
20º Robert Kubica Williams sem tempo

GRID

Com as punições por troca de elementos da unidade de potência ou acidentes na qualificação, o grid para o GP da Bélgica ficou assim:

1 Charles Leclerc

Ferrari

1m42s519

2 Sebastian Vettel

Ferrari

1m43s267

3 Lewis Hamilton

Mercedes

1m43s282

4 Valtteri Bottas

Mercedes

1m43s415

5 Max Verstappen

Red Bull

1m43s690

6 Kimi Raikkonen

Alfa Romeo

1m44s557

7 Sergio Perez

Racing Point

1m44s706

8 Kevin Magnussen

Haas

1m44s086

9 Romain Grosjean

Haas

1m44s797

10 Lando Norris

McLaren

1m44s847

11 Daniel Ricciardo

Renault

1m44s257

12 Nico Hulkenberg

Renault

1m44s242

13 Antonio Giovinazzi

Alfa Romeo

1m45s637

14 Pierre Gasly

Toro Rosso

1m46s435

15 George Russel

Williams

1m47s548

16 Robert Kubica

Williams

sem tempo

17 Carlos Sainz

McLaren

1m46s507

18 Lance Stroll

Racing Point

1m45s047

19 Alexander Albon

Red Bull

1m45s799

20 Daniil Kvyat

Toro Rosso

1m45s518

Corrida

Charles Leclerc, da Ferrari, resistiu a intensa pressão de Lewis Hamilton para vencer o GP da Bélgica de 2019 e conquistar a sua primeira vitória, depois de 13 corridas na Fórmula 1. O jovem monegasco, de 22 anos, completou os 7.004 metros e as 44 voltas da pista de Spa Francorchamps em 1h23m45s710, apenas 0s981 à frente do piloto inglês da Mercedes. Valtteri Bottas, também da Mercedes, completou o pódio e Sebastian Vettel, que por ordem da equipe cedeu a liderança a Leclerc, na volta 26, chegou em 4º.

Sebastian Vettel fez a volta mais rápida da prova, com 1m46s409, na 36ª, e essa foi a 100ª vitória da Ferrari com seu piloto largando da pole position. A surpresa da corrida foi o desempenho de Alexander Albon, que fazia sua primeira corrida pela Red Bull. Depois de largar da 18ª e penúltima posição, por causa de troca de elementos do motor, cruzou a linha em 6º, mas ganhou o 5º lugar com o abandono de Lando Norris na penúltima volta.

Sergio Perez, da Racing Point, foi o sexto colocado e Daniil Kvyat, da Toro Rosso, que largou da 19ª posição também fez uma boa corrida de recuperação e terminou na zona de pontuação, no 7º lugar. Nico Hulkenberg, Pierre Gasly e Lance Stroll completaram o Top 10. Lando Norris também teve desempenho destacado, liderando o pelotão intermediário, até ser surpreendido por uma falha mecânica.

Charles Leclerc dedicou a vitória ao piloto francês Anthoine Hubert, que morreu na sexta-feira na segunda volta de uma corrida da Fórmula 3. No seu carro, o jovem monegasco tinha as inscrições “RIP Tonio” e, como os demais pilotos, “Racing for Anthoine”. Todos os pilotos e envolvidos na corrida levavam braçadeira de luto, em homenagem ao piloto, cujo carro foi atingido no meio (no chamado acidente em T), pelo equatoriano, naturalizado norte-americano, Juan Manuel Correa, quando volta à pista, rodopiando, depois de se chocar com as barreiras. No grid do circuito, os pilotos da F3, na presença da mãe e do irmão do piloto falecido, fizeram um minuto de silêncio. Na volta 19, que era o número do piloto, a assistência se levantou para aplausos em memória de Antoine Hubert

A 13ª etapa do campeonato de 2019, da F1, a primeira depois das férias de verão, foi disputada em pista seca, depois da chuva que caiu de manhã, mas que não continuou á tarde, como tinha sido previsto na véspera. Como efeito da chuva, porém, a temperatura foi inferior às dos dias anteriores, com 17 graus no ambiente e 27 na pista. Punidos por troca de elementos do motor, Daniel Ricciardo, Nico Hulkenberg, Alexander Albon, Daniil Kvyat, Lance Stroll e Daniil Kvyat perderam posições no grid. Robert Kubica largou da pit lane, por ter alterado ajustes no carro, no parque fechado. Com exceção dos 5 últimos, que usavam os médios, os pilotos largaram com os compostos macios.

Charles Leclerc fez uma largada segura, mantendo a pole, mas Sebastian Vettel tracionou mal, foi ultrapassado por Hamilton e ameaçado por Bottas, mas logo depois da curva, na reta de Les Combes, conseguiu recuperar a segunda posição. Max Verstappen saiu mal, tocou em Kimi Raikkonen e, com quebra da suspensão dianteira esquerda, teve que deixar a pista. O finlandês teve de trocar pneus e o bico do carro, mas pode continuar na corrida, caindo para a 18ª posição. Carlos Sainz teve problemas mecânicos e teve de parar na pista, em lugar perigoso, e provou a entrada do safety car até a volta 5. Na volta 6, Leclerc fez a primeira volta mais rápida, com 1m49s558; na 7ª Vettel fez melhor, com 1m49s459, porém na 8ª o monegasco retrucou com 1m49s452.

Na volta 10, Lando Norris, que largou de 15º, já era 5º, e Hamilton baixou a diferença para menos de 1 segundo, mas, mesmo de asa aberta, não conseguiu alcançar Vettel. Na 11ª, Leclerc voltou a ter a mais a volta mais rápida, com 1m49s398, porém no mesmo giro, Bottas o superou com 1m49s392. Depois das duas voltas rápidas, com 1m49s004, na 12ª, e 1m48s917, na 13ª, o líder aumentou a vantagem sobre Vettel para 3s3 e sobre Hamilton para 4s6.

Na volta 16, a Ferrari caiu no golpe da Mercedes, que simulou troca de pneus, e chamou ao box Sebastian Vettel, numa ação prematura, que comprometeu a corrida do piloto alemão. Com os pneus desgastados, ele teve de fazer uma segunda parada, perdendo a posição para Hamilton. E Na volta 26, quando estava na liderança, devido às paradas dos rivais, a Ferrari ordenou que cedesse a posição a Leclerc, que tinha acabado de fazer a troca e tinha mais condições de garantir a vitória da equipe.

Mesmo com os pneus desgastados, Vettel recebeu ordem da equipe para continuar na pista e segurar Hamilton, a fim de permitir que Leclerc abrisse vantagem. O alemão conseguiu fazer isso durante pelo menos três voltas, porque o SF90 era mais rápido nas retas, porém na volta 32, após disputa roda com roda, ele teve de ceder o segundo lugar a Hamilton. Na volta 37, Hamilton começou a reduzir a diferença para Leclerc e exercer forte pressão sobre o líder, saindo de uma desvantagem de 5s1, para 3s8,2s9, 2s3 e 0s981, a diferença final entre os dois.

 Resultados

Posição Piloto Equipe Tempo
Charles Leclerc Ferrari 1h23m45s710
Lewis Hamilton Mercedes a 0s981
Valtteri Bottas Mercedes 12s585
Sebastian Vettel Ferrari 26s422
Alexander Albon Red Bull 1m21s325
Sergio Perez Racing Point 1m24s448
Daniil Kvyat Toro Rosso 1m29s657
Nico Hulkenberg Renault 1m46s639
Pierre Gasly Toro Rosso 1m49s168
10º Lance Stroll Racing Point 1m49s838
11º Lando Norris McLaren 1 volta
12º Kevin Magnussen Haas 1 volta
13º Romain Grosjean Haas 1 volta
14º Daniel Ricciardo Renault 1 volta
15º George Russell Williams 1 volta
16º Kimi Raikkonen Alfa Romeo 1 volta
17º Robert Kubica Williams 1 volta
18º Antonio Giovinazzi Alfa Romeo 2 voltas
Não completaram
Carlos Sainz McLaren 1
Max Verstappen Red Bull 0

Lando Norris e Antonio Giovinazzi se classificaram, por terem completado mais de 90% do percurso

Classificação

Pilotos

Posição Piloto Pontos
Lewis Hamilton 268
Valtteri Bottas 203
Max Verstappen 181
Sebastian Vettel 169
Charles Leclerc 157
Pierre Gasly 65
Carlos Sainz 58
Daniil Kvyat 33
Kimi Raikkonen 31
10º Alexander Albon 26
11º Lando Norris 24
12º Daniel Ricciardo 22
13º Sergio Perez 21
14º Nico Hulkenberg 21
15º Lance Stroll 19
16º Kevin Magnussen 18
17º Romain Grosjean 8
18º Antônio Giovinazzi 1
19º Robert Kubica 1
20º George Russell 0

Equipes

Posição Equipe Pontos
Mercedes 471
Ferrari 326
Red Bull 254
McLaren 82
Toro Rosso 51
Renault 43
Racing Point 40
Alfa Romeo 32
Haas 26
10º Williams 1