2013


A temporada de 2013, o 64º Campeonato Mundial da Fórmula 1, foi a coroação de Sebastian Vettel, da Red Bull, como o novo rei das pistas, substituindo no trono o até então, aparentemente, imbatível Michael Schumacher. Além de se tornar o terceiro e o mais jovem piloto a conquistar um tetracampeonato, três corridas antes do fim do campeonato, o alemão igualou o recorde de 13 vitórias numa mesma temporada, de Michael Schumacher e, com 9 vitórias consecutivas superou a marca de 8 triunfos, estabelecida pelo italiano Alberto Ascari, em 1952 e 1953. Depois de um início irregular, alternando-se entre o 1º e o 4º lugar, e até com uma retirada, no GP da Inglaterra, desde o começo da segunda fase do campeonato, quando a Red Bull resolveu o problema de incompatibilidade entre o carro e os pneus, Vettel se firmou e venceu 10 das últimas 11 corridas, só não chegando à frente na Hungria, onde foi 3º.

Na Malásia, contrariou ordem da equipe, ultrapassou o companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, para garantir a vitória. Com 397 pontos, ele livrou uma vantagem de 55 pontos sobre o vice-campeão, Fernando Alonso, e pontuou mais que a Mercedes (360) e a Ferrari (354). Uma prova de que o desempenho de Vettel não se deveu apenas à qualidade do carro da Red Bull, que se mostrou bem superior aos demais, é que Mark Webber, com o mesmo equipamento, não obteve nenhuma vitória e terminou em terceiro lugar no campeonato, 198 pontos atrás do companheiro.

O vice-campeão foi o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, que, mesmo não contando com um carro competitivo, conquistou 2 vitórias (China e Espanha) e 5 segundos lugares (Austrália, Canadá, Bélgica, Itália e Cingapura). Subiu ao pódio 9 vezes e até a metade da temporada foi o único a ameaçar a hegemonia de Vettel. Saiu definitivamente da disputa nas últimas seis corridas, nas quais seu melhor resultado foi o 3º lugar no Brasil. Felipe Massa, seu companheiro de equipe, 8º no campeonato, foi apenas uma vez ao pódio, com o 3º lugar na Espanha, e terminou 4 corridas fora da zona de pontuação, com um desempenho que levou à sua demissão pela Ferrari. Lewis Hamilton também teve uma temporada abaixo do que poderia esperar. Venceu apenas uma corrida, foi 4 vezes terceiro colocado e fez 5 poles, mas totalizou apenas 189 pontos, terminando em 4º na classificação final. Pela primeira vez, desde 2010, no GP da Itália, não chegou à Q3 e no Japão abandonou a pista, depois de choque com Sebastian Vettel.

Sebastian Vettel

Nico Rosberg, companheiro de Hamilton na Mercedes, venceu uma corrida a mais do que ele (Mônaco e Inglaterra), mas com um desempenho irregular só foi ao pódio mais duas vezes, ficando com a 6ª colocação. Ao lado de Sebastian Vettel, Kimi Raikkonen foi outro recordista da temporada de 2013. Até a 10ª corrida, ele completou uma série de 27 finais na zona de pontuação, que começou no GP do Bahrein, de 2012. Depois de um abandono na 11ª prova, na Bélgica, e o 11º lugar na corrida seguinte, na Itália, voltou a pontuar 4 vezes seguidas e só não conseguiu mais do que a 5ª colocação geral porque ficou fora dos últimos três GPs, por causa de uma operação nas costas.

O outro piloto da Lotus, Romain Grosjean, poderia ter conseguido colocação melhor, não fossem, como no ano anterior, as punições sofridas. No GP do Canadá, perdeu 10 posições, por ter abalroado Daniel Ricciardo, em Mônaco, e na Hungria perdeu 10 segundo do tempo final, por colisão com Jenson Button. Com 6 pódios, por terceiros lugares, três deles consecutivos (Coreia, Japão e India) e 13 chegadas na zona de pontuação, somou 132 pontos e foi o 6º colocado na classificação geral. O campeão mundial Jenson Button pontuou 14 vezes, mas sua melhor colocação foi o 4º lugar na última prova, em Interlagos. Foi o 9º colocado, com 73 pontos, e, com alguma surpresa, foi seguido por Nico Hulkenberg, o 10º, com 51 pontos.

A Red Bull foi a campeã entre os construtores pela 4ª vez consecutiva, com 596 pontos, sendo 397 de Sebastian Vettel e 199, de Mark Webber. A equipe esteve representada no pódio 26 vezes. Vettel só não esteve lá no GPs da China e Espanha, quando ficou em 4º, e no GP da Inglaterra, que não terminou. Webber fez 8 pódios e os dois estiveram juntos 7 vezes. A escuderia com dono austríaco, mas com sede na Inglaterra, começou mal o campeonato, mas, a partir do GP da Bélgica conseguiu superar os problemas com a degradação dos pneus e passou a dominar amplamente as corridas, especialmente através de Vettel, que daí até o final venceu todas as 13 corridas.

No final do GP da India, após sagrar-se tetracampeão, o piloto alemão fez reverência ao carro, em homenagem e reconhecimento ao trabalho da equipe dirigida por Christian Horner e que tem como projetista Adrian Newey. A massacrante superioridade da Red Bull ofuscou as principais concorrentes, que praticamente desistiram da disputa. A Ferrari não conseguiu um bom desenvolvimento para o F138 nem se adaptou aos novos compostos oferecidos pela Pirelli, na segunda metade da temporada. A Mercedes, além de não ter um carro competitivo, se envolveu em questões internas, especialmente depois que começaram a correr boatos sobre a saída de Ross Brawn. Às duas equipes restou brigar pelo segundo lugar e os milhões a mais que essa colocação recebe da FIA.

A Ferrari manteve a vice-liderança até o GP da Inglaterra, quando foi superada pela Mercedes, que chegou ao final do campeonato com 6 pontos e vantagem (360 a 354). A Lotus chegou também a ocupar o segundo lugar, porém com maus resultados em Mônaco, Canadá, Inglaterra e Itália, principalmente, acabou em 4º, 39 pontos atrás da Ferrari (354 a 315). Em seguida classificaram-se McLaren (122), Force India (77), Sauber (57), Toro Rosso (33), Williams (5), Marussia (0) e Caterham (0).

Tanto quanto pilotos e carros, os pneus foram protagonistas da primeira metade da temporada de 2013. Atendendo a um pedido de Bernie Ecclestone, a Pirelli produziu para 2013, pneus mais moles, que tornavam os carros mais velozes, mas se desgastavam mais depressa, obrigando os pilotos a mais paradas nos boxes. As reclamações contra esse tipo de pneu começaram no GP da Espanha, onde foram feitas 78 trocas de pneus, número só superado pelo GP da Turquia, 82. Mas a “crise dos pneus” estourou, mesmo, no GP da Inglaterra, quando houve uma sucessão de 4 estouros prejudicou a corrida de Hamilton, Massa, Vergne e Sérgio Pérez. Nico Rosberg também teve um pneu furado, mas superou o problema e ganhou a corrida.

Diante das reclamações dos pilotos, alguns dos quais ameaçaram até não correr, numa verdadeira operação de guerra, em 51 horas, a Pirelli produziu novos compostos, que foram usados no GP seguinte, na Alemanha. Esses compostos foram usados somente uma vez e a partir da corrida foram usados outros tipos de pneus e os problemas foram sanados.

No campeonato de 2013 foram usados pela última vez os motores V8, de 2,4 litros, introduzidos em 2006. Em 2014, a novidade serão os motores turbo V6, de 1,6 litros e máximo de 15.000 rotações, em carros de 690 kg.

Regulamento

Classificação – Com a redução do número de equipes, seis carros serão eliminados na Q1 e na Q2. O piloto que fizer tempo 107% superior ao do melhor tempo da ETA ou não marcar tempo, não poderá participar da corrida, a não ser, em casos excepcionais, com autorização da Comissão de Corrida

Pneus –Cada piloto terá à disposição o máximo de 11 jogos de pneus para pista seca, sendo seis prime (o mais duro) e cinco option (o mais macios). Os intermediários e os de chuva poderão Sr usados sem restrição, caso sejam necessários.

Peso – Devido ao aumento de dois quilos no conjunto de pneus, o peso mínimo do carro sobe para 642 kg, sendo 292 na frente e 343, com margem de 7 quilos, que as equipes podem distribuir livremente

Pilotos – Cada equipe poderá usar quatro pilotos diferentes na temporada e somar todos os pontos obtidos por eles. Só dois pilotos por equipe poderão participar dos treinos livres. Nenhum piloto poderá andar mais de 15 km em testes, durante a temporada. Cada piloto poderá usar no máximo dois carros durante a corrida.

Motor– Nenhum piloto poderá usar mais de oito motores durante toda a temporada. O uso de um 9º motor incidirá na perda de 10 posições no grid.

Câmbio – A troca de câmbio antes de uma série de cinco corridas provocará a perda de 5 posições no grid.

Bico – Para esconder ou disfarçar o degrau do bico, foi autorizado o uso de um painel, chamado “painel da vaidade” ou “painel da modéstia” na parte superior do bico, que também melhora o visual do carro. O recurso foi adotado pela Ferrari, Mclaren, Mercedes, Force India, Williams, Toro Rosso e Marussia.

Deflexão – O teste de deflexão dos aerofólios dianteiros passou a ser realizado com carga de 100 quilos, em dois diferentes pontos dos eixos longitudinal e transversal da peça. A margem de flexibilidade também foi reduzida, de 20 para 10 milímetros.

DRS – O sistema de DRS duplo (com dutos escondidos atrás da asa móvel, criado pela Mercedes, para aumentar a redução do arrasto) está proibido. E na classificação, o uso do equipamento, que era livre, só poderá ser feito nos mesmos trechos das corridas.

Horário – Nas noites de quinta-feira antes dos GPs, horário de trabalho dos mecânicos nos carros foi aumentado de seis para oito horas.

Combustível – Nos treinos de classificação, se o piloto não tiver combustível suficiente para voltar aos boxes, poderá ser adicionado ao mínimo de um litro exigido o volume necessário para completar a volta.

Pontuação – A atribuição dos pontos será igual à dos dois anos anteriores:

1º lugar – 25 pontos

2º lugar – 18

3º lugar – 15

4º lugar – 12

5º lugar – 10

6º lugar – 8

7º lugar – 6

8º lugar – 4

9º lugar – 2

10º lugar – 1

Caso a corrida dure menos de duas voltas, não haverá pontuação. Se durar mais de duas voltas, mas menos de 75% da distância original prevista, será atribuída a metade dos prontos previstos. Se o líder completar ao menos 75% da distância, a pontuação será completa.

Participantes

Equipe

Carro

Motor

Pilotos

Red Bull RB9 Renault RS27-2013’ 1 – Sebastian Vettel (Alemanha)

2 – Mark Webber (Austrália)

Ferrari F138 Ferrari 056 3 – Fernando Alonso (Espanha)

4 – Felipe Massa (Brasil)

McLaren MP4-28 Mercedes FO 108Z 5 – Jenson Button (Inglaterra)

6 – Sergio Pérez (México)

Lotus E21 Renault RS27-2013 7 – Kimi Raikkonen (Finlândia)

8 – Romain Grosjean (Suíça)

Mercedes F1 W04 Mercedes FO 108Z 9 – Nico Rosberg (Alemanha)

10 – Lewis Hamilton (Inglaterra)

Sauber C32 Ferrari 056 11 – Nico Hülkenberg (Alemanha)

12 – Esteban Gutierrez (México)

Force India VJM06 Mercedes FO 108Z 14 – Paul di Resta (Inglaterra)

15 – Adrian Sutil (Alemanha)

Williams Fw35 Renault RS27-2013 16 – Pastor Maldonado (Venezuela)

17 – Valtteri Bottas (Finlândia)

Toro Rosso STR8 Ferrari 056 18 – Jean-Éric Vergne (França)

19 – Daniel Ricciardo (Austrália)

Caterham CT03 RS27-2013 20 – Charles Pic (França)

21 – Giedo van der Garde (Holanda)

Marussia MR02 Cosworth CA2013 22 – Jules Bianchi (França)

23 – Max Chilton (Inglaterra)

Romain Grosjean

Lotus Romain Grosjean

Kimi Raikkonen

Lotus Kimi Raikkonen

Max Chilton

Marussia Max Chilton

Jules Bianchi

Marussia Jules Bianchi

Giedo van der Garde

Caterham Giedo van der Garde

Charles Pic

Caterham Charles Pic

Adrian Sutil

Force India Adrian Sutil

Paul di Resta

Force India Paul di Resta

Lewis Hamilton

Mercedes Lewis Hamilton

Nico Rosberg

Mercedes Nico Rosberg

Mark Webber

Red Bull Mark Webber

Sebastian Vettel

Red Bull Sebastian Vettel

Daniel Ricciardo

Toro Rosso Daniel Ricciardo

Jean Éric Vergne

Toro Rosso Jean Éric Vergne

Esteban Gutierrez

Sauber Esteban Gutierrez

Nico Hulkenberg

Sauber Nico Hulkenberg

Valtteri Botts

Williams Valtteri Botts

Pastor Maldonado

Williams Pastor Maldonado

Fernando Alonso

Ferrari Fernando Alonso

Felipe Massa

Ferrari Felipe Massa

Sergio Pérez

McLaren Sergio Pérez

Jenson Button

McLaren Jenson Button

Calendário

Calendário/Resultados

Dia

GP

Circuito

Vencedor

Equipe Tempo

18/03

Austrália

Melbourne

Kimi Raikkonen Lotus 1h30m03s225

25/03

Malásia

Sepang

Sebastian Vettel Red Bull 1h38m56s681

15/04

China

Xangai

Fernando Alonso Ferrari 1h36m26s945

27/04

Bahrein

Sakhyr

Sebastian Vettel Red Bull 1h36m00s498

12/05

Espanha

Barcelona

Fernando Alonso Ferrari 1h39m16s596

26/05

Mônaco

Mônaco

Nico Rosberg Mercedes 2h17m52s506

09/06

Canadá

Montreal

Sebastian Vettel Red Bull 1h32m09s143

30/06

Inglaterra

Silverstone

Nico Rosberg Mercedes 1h32m59s456

07/07

Alemanha

Nurburgring

Sebastian Vettel Red Bull 1h41m14s711

28/07

Hungria Hungaroring Lewis Hamilton Mercedes 1h42m29s445

25/08

Bélgica Spa-Francorchamps Sebastian Vettel Red Bull 1h23m42s196

08/09

Itália Monza Sebastian Vettel Red Bull 1h18m33s352

22/09

Cingapura Marina Bay Sebastian Vettel Red Bull 1h59m13s132

06/10

Coreia Yeongam Sebastian Vettel Red Bull 1h43m13s701

13/10

Japão Suzuka Sebastian Vettel Red Bull 1h26m49s301

27/10

Índia Buddh Sebastian Vettel Red Bull 1h31m12s187

05/11

Abu Dhabi Yas Marina Sebastian Vettel Red Bull 1h38m06s106

17/11

Estados Unidos Austin Sebastian Vettel Red Bull 1h39m17s148

24/11

Brasil Interlagos Sebastian Vettel Red Bull 1h32m36s300

Pilotos

Grandes Prêmios

Pontos

AUS

MAL

CHN

BHR

ESP

MON

CAN

ING

ALE

HUN

BEL

ITA

CIN

COR

JAP

IND

ABU

EUA

BRA

Posições/Pontos

Vettel

n/c

397

15 25 12 25 12 18 25 0 25 15 25 25 25 25 25 25 25 25 25

Alonso

n/c 11º

242

18 0 25 4 25 6 18 15 12 10 18 18 18 8 8 0 10 10 15

Webber

n/c n/c n/c

199

8 18 0 6 10 15 12 18 6 12 10 15 0 0 18 0 18 15 18

Hamilton

12º n/c

189

10 15 15 10 0 12 15 12 10 25 15 2 10 10 0 8 6 12 2

Raikkonen

10º n/c 11º

183

25 6 18 18 18 1 2 10 18 18 0 0 15 18 10 6 0 0 0

Rosberg

n/c n/c 19º

171

0 12 0 2 8 25 10 25 2 0 12 8 12 6 6 18 15 2 10

Grosjean

10º n/c n/c 13º 19º n/c n/c

132

1 8 2 15 0 0 0 0 15 8 4 4 0 15 15 15 12 18 0

Massa

15º n/c n/c 10º 12º

112

12 10 8 0 15 0 4 8 0 4 6 12 8 2 1 12 4 0 6

Button

17º 10º 12º 13º 10º 14º 12º 10º

73

2 0 10 1 4 8 0 0 8 6 8 1 6 4 2 0 0 1 12

Hulkenberg

n/1 10º 12º 15º 11º n/c 10º 10º 11º 13º n/c 14º

51

0 4 1 0 0 0 0 1 1 0 0 10 2 12 7 0 0 8 4

Pérez

11º 11º 16º 11º 20º 11º 12º 10º 15º

49

0 2 0 8 2 0 0 0 4 2 0 0 4 1 0 10 2 6 8

di Resta

n/c 11º n/c n/c n/c n/c n/c 11º 15º 11º

48

4 0 4 12 6 2 6 2 0 0 0 0 0 0 0 4 8 0 0

Sutil

n/c n/c 13º 13º 10º 13º n/c 16º 10º 20º 14º 10º n/c 13º

29

6 0 0 0 0 10 1 6 0 0 2 0 1 0 0 2 1 0 0

Ricciardo

n/c 18º 16º 10º n/c 15º 12º 13º 10º n/c 19º 13º 10º 16º 11º 10º

20

0 0 6 0 1 0 0 4 0 0 1 6 0 0 0 1 0 0 1

Vergne

12º 10º 12º n/c n/c n/c n/c 12º 12º n/c 14º 18º 12º 13º 17º 16º 15º

13

0 1 0 0 0 4 8 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Gutiérrez

13º 12º n/c 18º 11º 13º 20º 14º 14º n/c 14º 13º 12º 11º 15º 13º 13º 12º

6

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 6 0 0 0 0

Bottas

14º 11º 13º 14º 16º 12º 14º 12º 16º n/c 15º 15º 13º 12º 17º 16º 15º n/c

4

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 4 0

Maldonado

n/c n/c 14º 11º 14º n/c 16º 11º 15º 10º 17º 14º 11º 13º 16º 12º 11º 17º 16º

1

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Bianchi

15º 13º 15º 16º 18º n/c 17º 16º n/c 16º 18º 19º 18º 16º n/c 18º 20º 18º 17º

0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Pic

16º 14º 16º 17º 17º n/c 18º 15º 17º 15º n/c 17º 19º 14º 18º n/c 19º 20º n/c

0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Kovalainen

14º 14º

0

0 0

der Garde

18º 15º 18º 21º n/c 15º n/c 18º 18º 14º 16º 18º 16º 15º n/c n/c 18º 19º 18º

0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Chilton

17º 16º 17º 20º 19º 14º 19º 17º 19º 17º 19º 20º 17º 17º 19º 17º 21º 21º 19º

0

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

Classificação/Equipes

 

Equipes

Grandes Prêmios

Pontos

AUS

MAL

CHN

BAR

ESP

MÔN

CAN

ING

ALE

HUN

BEL

ITA

CIN

COR

JAP

IND

ABU

EUA

BRA

Posições/Pontos/Pilotos

RedBull

23 43 12 31 22 33 37 18 31 27 35 40 25 25 43 25 43 40 43

596

Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
n/c
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Webber

Vettel
n/c
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber
15º
Vettel

Webber
n/c
Vettel

Webber
Vettel

Webber
n/c
Vettel

Webber
Vettel

Webber
Vettel

Webber

Mercedes

10 27 15 12 8 37 25 37 12 25 27 10 22 16 4 26 21 14 12

348

Hamilton

Rosberg
n/c

Hamilton

Rosberg

Hamilton

Rosberg
n/c

Hamilton

Rosberg

Rosberg

Hamilton
12º

Rosberg

Hamilton

Hamilton

Rosberg

Rosberg

Hamilton

Hamilton

Rosberg

Hamilton

Rosberg
19º

Hamilton

Rosberg

Rosberg

Hamilton

Rosberg

Hamilton

Hamilton

Rosberg

Rosberg

Hamilton
n/c

Rosberg

Hamilton

Rosberg

Hamilton

Hamilton

Rosberg

Rosberg

Hamilton

Ferrari

30 10 33 4 40 6 2 23 12 14 24 30 26 8 13 12 14 10 21

333

Alonso

Massa
Massa

Alonso
n/c
Alonso

Massa
Alonso

Massa
15º
Alonso

Massa
Alonso

Massa
n/c
Alonso

Massa
Alonso

Massa
Alonso

Massa
n/c
Alonso

Massa
Alonso

Massa
Alonso

Massa
Alonso

Massa
Alonso

Massa
Alonso

Massa
10º
Massa

Alonso
11º
Alonso

Massa
Alonso

Massa
12º
Alonso

Massa

Lotus

26 2 10 33 18 1 0 0 33 26 8 4 15 33 25 21 12 18 0

315

Kimi

Grosjean
10º

Grosjean

Kimi

Kimi

Grosjean

Kimi

Grosjean

Kimi

Grosjean
n/c

Kimi
10º
Grosjean
n/c

Kimi

Grosjean
13º

Kimi

Grosjean
19º

Kimi

Grosjean

Kimi

Grosjean

Grosjean

Kimi
n/c

Grosjean

Kimi
11º

Kimi

Grosjean
n/c

Kimi

Grosjean

Grosjean

Kimi

Grosjean

Kimi

Grosjean

Kimi
n/c

Grosjean

Kovalainen
14º

Kovalainen
14º
Grosjean
n/c

McLaren

2 2 10 9 6 8 0 0 12 8 8 1 10 5 2 10 2 7 20

122

Button

Pérez
11º
Pérez

Button
17º
Button

Pérez
11º
Pérez

Button
10º
Button

Pérez
Button

Pérez
16º
Perez
11º
Button
12º
Button
13º
Pérez
20º
Button

Perez
Button

Perez
Button

Pérez
11º
Button
10º
Perez
12º
Button

Pérez
Button

Pérez
10º
Button

Pérez
15º
Perez

Button
14º
Pérez

Button
12º
Pérez

Button
10º
Button

Perez

Force Indía

10 0 4 12 6 12 7 8 0 0 2 0 1 0 0 6 9 0 0

77

Sutil

Resta
Resta
n/c
Sutil
n/c
Resta

Sutil
n/c
Resta

Sutil
13º
Resta

Sutil
13º
Sutil

Resta
Di
Resta

Sutil
10º
Sutil

Resta
Resta
11º
Sutil
13º
Resta
18º
Sutil
n/c
Sutil

Resta
n/c
Sutil
16º
Resta
n/c
Sutil
10º
Resta
n/c
Sutil
20º
Di
Resta
n/c
Resta
11°
Sutil
14º
Di
Resta

Sutil
Resta

Sutil
10º
Resta
15º
Sutil
n/c
Resta
11º
Sutil
13º

Sauber

0 4 1 0 0 0 0 1 1 0 0 10 2 12 14 0 0 8 4

57

Gutierrez
13º
Hulk
n/l

Hulk

Gutierrez
12º

Hulk
10º
Gutierrez
n/c

Hulk
12º
Gutierrez
18º

Gutierrez
11º
Hulk
15º

Hulk
11º
Gutierrez
13º

Gutierrez
20º
Hulk
n/c

Hulk
10º
Gutierrez
14º

Hulk
10º
Gutierrez
14º

Hulk
11º
Gutierrez
n/c

Hulk
13º
Gutierrez
14º

Hulk

Gutierrez
13º

Hulk

Gutierrez
12º

Hulk

Gutierrez
11º

Hulk

Gutierrez

Gutiérrez
15°
Hulk
19º

Gutierrez
13º
Hulk
14º

Hulk

Gutierrez
13º

Hulk

Gutierrez
12º

Toro Rosso

0 1 3 0 1 4 8 4 0 0 1 6 0 0 0 1 0 0 1

33

Vergne
12º
Ricciardo
n/c

Vergne
10º
Ricciardo
18º

Ricciardo

Vergne
12 º

Ricciardo
16º
Vergne
n/c

Ricciardo
10º
Vergne
n/c

Vergne

Ricciardo
n/c

Vergne

Ricciardo
15º

Ricciardo

Vergne
n/c

Ricciardo
12º
Vergne
n/c

Vergne
12º
Ricciardo
13º

Ricciardo
10º
Vergne
12º

Ricciardo

Vergne
n/c

Vergne
14º
Ricciardo
n/c

Vergne
18º
Ricciardo
19º

Vergne
12º
Ricciardo
13º

Ricciardo
10º
Vergne
13º

Ricciardo
16º
Vergne
17º

Ricciardo
11º
Vergne
16º

Ricciardo
10º
Vergne
15º

Williams

0 0 0 0 0 0 0 0 0 1 0 0 0 0 0 0 0 4 0

5

Bottas
14º
Maldo-
nado
n/c
Bottas
11º
Maldo-
nado
n/c
Bottas
13º
Maldo-
nado
14º
Maldo-
nado
11º
Bottas
14º
Maldo-
nado
14º
Bottas
16º
Bottas
12º
Maldo-
nado
n/c
Bottas
14º
Maldo-
nado
16º
Maldo-
nado
11º
Bottas
12º
Maldo-
nado
15º
Bottas
16º
Maldo-
nado
10º
Bottas
n/c
Bottas
16º
Maldo-
nado
17°
Maldo-
nado
14º
Bottas
15º
Maldo-
nado
11º
Bottas
13º
Bottas
12º
Maldo-
nado
13º
Maldo-
nado
16º
Bottas
17º
Maldo-
nado
12º
Bottas
16º
Maldo-
nado
11º
Bottas
15º
Bottas

Maldo-
nado
17º
Maldo-
nado
16º
Bottas
n/c

Marussia

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0

Bianchi
15º
Chilton
17º
Bianchi
13º
Chilton
16º
Bianchi
15º
Chilton
17º
Bianchi
19º
Chilton
20º
Bianchi
18º
Chilton
19º
Chilton
19º
Bianchi
n/c
Bianchi
17º
Chilton
19º
Bianchi
16º
Chilton
17º
Chilton
19º
Bianchi
n/c
Bianchi
16º
Chilton
17º
Bianchi
18º
Chilton
19º
Bianchi
19º
Chilto
20º
Chilton
17º
Bianchi
18º
Bianchi
16º
Chilton
17º
Chilton
19º
Bianchi
n/c
Chilton
17º
Bianchi
18º
Bianchi
20º
Chilton
21º
Bianchi
18º
Chilton
21º
Bianchi
17º
Chilton
19º

Caterham

0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0 0

0

Pic
16º
Garde
18º
Pic
14º
Garde
15º
Pic
16º
Garde
18º
Pic
17º
Garde
21º
Pic
17º
der Garde
n/c
Der Garde
15º
Pic
n/c
Pic
18º
Der Garde
n/c
Pic
15º
der Garde
18º
Pic
17º
Garde
18º
Garde
14º
Pic
15º
Garde
16º
Pic
n/c
Pic
17º
Garde
18º
Garde
16º
Pic
19º
Pic
14º
Garde
15º
Pic
18º
Garde
n/c
Pic
n/c
Garde
n/c
Garde
18º
Pic
19º
Garde
19º
Pic
20º
Garde
19º
Pic
n/c

Números do campeonato 2013

Vitórias

Pilotos

Equipes

Sebastian Vettel 13 Red Bull 13
Fernando Alonso 2 Mercedes 3
Nico Rosberg 2 Ferrari 2
Kimi Raikkonen 1 Lotus 1
Lewis Hamilton 1

Poles

Pilotos

Equipes

Sebastian Vettel 9 Red Bull 11
Lewis Hamilton 5 Mercedes 8
Nico Rosberg 3
Mark Webber 2

Melhores voltas

Pilotos

Equipes

Sebastian Vettel 7 Red Bull 13
Mark Webber 6 Lotus 2
Kimi Raikkonen 2 Ferrari 2
Fernando Alonso 2 Mercedes 1
Sérgio Pérez 1 McLaren 1
Esteban Gutierrez 1 Sauber 1
Lewis Hamilton 1

Pódios

Pilotos

Equipes

Sebastian Vettel 16 Red Bull 24
Fernando Alonso 9 Lotus 14
Kimi Raikkonen 8 Ferrari 10
Mark Webber 8 Mercedes 9
Romain Grosjean 6
Nico Rosberg 5
Lewis Hamilton 5
Felipe Massa 1